A Defensoria Pública do Estado (DPE) do Pará em Marabá realiza neste sábado (1º) e domingo (2), na Vila Primeiro de Março, em São João do Araguaia, a ação Balcão de Direitos, para emissão de vários documentos. O mesmo mutirão ocorreu nos últimos dois dias (quinta e sexta-feira) em Marabá, e atendeu a mais de 2 mil pessoas, segundo a organização.
O mutirão chamou muita atenção aqui na cidade nos últimos dois dias, devido às enormes filas do lado de fora da Defensoria, no Bairro Amapá, à margem da BR-230. Eram pessoas ávidas pelo acesso rápido a documentos que estão cada dia mais burocráticos para obtenção.
O Balcão de Direitos estava oferecendo: emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, além de solicitação de 2ª via de Certidão de Nascimento, 2ª via de Certidão de Óbito e 2ª via de Certidão de Casamento. Além disso, os atendimentos de casos de reconhecimento de paternidade e demais orientações jurídicas.
Leia mais:A mesma estrutura e emissão de documentos será levada para a Vila 1º de Março neste sábado e domingo. A base será a escola Educar para Crescer.
Segundo o defensor José Erikcson, coordenador da Defensoria Pública, as pessoas de Marabá que eventualmente não conseguiram ser atendidas aqui, podem se dirigir à vila, em São João, que territorialmente é perto da nossa cidade, que serão atendidas, sem distinção.
O coordenador destaca, ainda, o agradecimento a todos os órgãos que apoiaram e participaram do mutirão: Diocese da Igreja Católica, Faculdade Unama, Faculdade Anhanguera, Polícia Militar, Policia Civil, Prefeitura Municipal de Marabá, Câmara Municipal, Gabinete Vereador Badeco. As ações fazem parte da comemoração dos 40 anos da Defensoria Pública do Pará. (Da Redação)
Fotos: Divulgação