Nesta quinta e sexta-feira (30 e 31 respectivamente), Marabá irá receber o “Balcão de Direitos”, programa de políticas públicas da Defensoria do Estado do Pará, a partir das 08h, no prédio do órgão, localizado no Bairro Amapá, Núcleo Cidade Nova. Na oportunidade serão oferecidos gratuitamente os serviços de emissão de Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Além disso, serão dadas orientações jurídicas, reconhecimentos voluntários de paternidade e solicitação de registro civil (que posteriormente deve ser emitido em um cartório).
A distribuição de senhas para atendimento inicia às 8h, em ambos os dias, e encerra às 14h. Entretanto, o atendimento diário irá perdurar enquanto houver pessoas na fila.
Para emissão da Carteira de Identidade, o marabaense deverá levar os seguintes documentos: certidão de nascimento, ou casamento, cópia e original; duas fotos 3×4 recentes; comprovante de residência e documentos opcionais (CPF, título de eleitor, carteira de habilitação, cartão SUS, PIS e CTPS). Pessoas com condições de saúde especiais, podem levar o laudo para que a informação seja incluída no documento.
Leia mais:Para a emissão da segunda via do CPF: qualquer documento de identificação que contenha nome completo, data de nascimento, naturalidade e filiação, além do número do CPF. Também é necessário apresentar o título de eleitor.
“É importante que quem for comparecer tenha paciência, pois vai envolver muita gente. Mas seguramente será algo satisfatório (para a população). A gente sabe que a demanda é muito grande aqui no município de Marabá e são documentos que concretizam o direito de cidadania das pessoas”, pontua José Erickson Ferreira Rodrigues, defensor público e coordenador da regional Carajás da Defensoria Pública do Estado do Pará.
OUTRAS LOCALIDADES
O Balcão de Direitos estará na Vila 1º de março, que pertence ao município de São João do Araguaia, no sábado (1º) e no domingo (2), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Educar Para Crescer.
Na terça, 4, e na quarta-feira, 5, o Balcão de Direitos estará em Brejo Grande do Araguaia, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Brejo Grande. (Luciana Araújo)