A escritora e artista plástica Creuza Salame abre hoje, sexta-feira (14), às 19 horas, a exposição “Cem Utilidades”, na Biblioteca Municipal Orlando Lobo, na Marabá Pioneira. No local, serão expostos livros, textos ainda não publicados e peças que desenvolve em cerâmica, a partir de retalhos de tecido e como vestimentas para cães, o que passou a confeccionar recentemente.
Atualmente com 78 anos, há 15 descobriu ser portadora da Doença de Parkinson. Ao ouvir do médico que precisava buscar atividades que funcionassem como terapia ocupacional percebeu que não eram poucos os hobbies que a animavam. “Ele me disse que 40% do tratamento eu já tinha em mim e não sou de me abater”, comentou.
Passou a se envolver com a arte e a escrever. Hoje possui seis livros publicados, o primeiro, “Crônicas e Poesias”, há cinco anos, em 2013. A exposição, que deve durar aproximadamente 15 dias, reúne um pouco de cada trabalho da artista e escritora.
Leia mais:A abertura contará, ainda, com a participação de outros escritores de Marabá convidados e com roda de poesia aberta a quem quiser participar, além da Ciranda Cultural, que busca resgatar brincadeiras tradicionais.
Para Creuza, objetos considerados pelos outros descartáveis e roupas velhas são matéria-prima. “Eu falo que faço utilidade inútil”, comenta, ao se referir às peças que confecciona, acrescentando que sempre anda atenta pelas ruas em busca de material que possa ser empregado artisticamente. “Eu gosto de lixo. Já viu alguém dizer que gosta de lixo?”, questiona, rindo.
A exposição estará disponível para visitação no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, das 8 às 18 horas, diariamente.
(Luciana Marschall)