Correio de Carajás

Senai realiza aula inaugural para capacitação do Tecnored

As 180 vagas para cursos da indústria foram preenchidas, com 50% delas exclusivas para mulheres

Na noite desta segunda-feira, 27, foram iniciadas as aulas do Programa Tecnored Capacita, que está sendo ofertado pela Vale em parceria com Senai (Serviço Nacional da Indústria). O total de 180 pessoas residentes em Marabá terão oportunidade de conquistar formação profissional e se tornar técnicos em Metalurgia, Eletrotécnica, Automação, Mecânica ou Eletromecânica.

A aula inicial foi realizada no auditório do Senai e o objetivo da Vale e da Tecnored com a implantação do programa, é fomentar a preparação de mão de obra local apta para atuar no setor industrial e no mercado de trabalho. A formação e certificação profissional será realizada pelo Senai.

Ao todo, 1.749 jovens se inscreveram para o programa de formação, mostrando que a carência por capacitação é grande em Marabá. “Espero que vocês não desistam. Estudar não é fácil, gente, mas é libertador. A equipe de educadores tem 10% de responsabilidade e os outros 90% ficam por conta de vocês, alunos”, disse Carlene Primo, diretora do Senai.

Leia mais:
Carlene Primo, diretora do Senai, motiva os alunos a não desistirem do curso

Ela explicou à Reportagem do CORREIO que está há três anos em negociação com a mineradora Vale para ofertar treinamento para o Projeto Tecnored, mas só no final de 2022 foi celebrada a assinatura do contrato. “Das 180 vagas, 50% foram destinadas para mulheres, de acordo com o que havia sido garantido para a Vale. Antes dessa oferta, na área industrial, a gente só conseguia participação de cerca de 2% de mulheres. Esse número agora é recorde e bastante animador para nós”, comemora.

Ezequiel da Silva, coordenador de implantação do Tecnored, garante contratação de parte da mão de obra

Ezequiel da Silva, coordenador de implantação do Tecnored em Marabá, também participou da aula inaugural dos cinco cursos e relembrou que a planta industrial está sendo construída. Será um projeto inovador, que vai contribuir com a descarbonização do segmento siderúrgico. Nessa fase inicial, vem fomentando a formação de mão de obra e fornecedores locais. “Temos compromisso com a capacitação de pessoas daqui de Marabá. “Nossa expectativa é incorporar parte dessa mão de obra quando iniciarmos as operações. O Tecnored tem compromisso com a diversidade, por isso estabelecemos meta com o Senai para que o edital dessa formação contemplasse 50% de mulheres.

(Ana Mangas e Ulisses Pompeu)