Correio de Carajás

Ultrapassagem pode ter causado acidente que matou dez pessoas

O trágico acidente que aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), na altura do KM 4 da Rodovia PA-150, entre Marabá e Nova Ipixuna, já teve dez mortes confirmadas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), nove no local e uma no Hospital Regional de Marabá. O sargento Elias Barbosa conversou com a reportagem no local da colisão e revelou que o choque pode ter acontecido em decorrência de uma ultrapassagem. Entretanto, não é possível apontar, antes de perícia, qual motorista tentou realizar a manobra e nem qual o rumo que cada veículo seguia.

Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros estiveram no trecho. O caminhão-pipa dos bombeiros deve realizar a limpeza da pista para que os veículos voltem a trafegar em segurança.

O sargento detalha que sua equipe chegou no local do sinistro cerca de cinco minutos após a colisão. “Estávamos chegando em Morada Nova, ligaram e nós retornamos. Na verdade, não se sabe o que aconteceu. Sabe dos noves corpos que tem aí (até agora)”, detalha. Ele explica que pelas características do acidente, o choque pode ter acontecido durante uma ultrapassagem, embora não se possa afirmar de quem. Também não é possível entender, até o momento, qual rumo a van seguia (se sentido Marabá ou contrário).

Leia mais:

O sargento desabafa que esta é a primeira vez que ele presencia, na PA 150, um acidente desse porte, com nove vítimas fatais. Ele também deu orientações para que os motoristas dirijam em segurança em período de chuva. “Mês de março, mês das chuvas, tem que reduzir a velocidade, redobrar a atenção que tá perigoso”.

VÍDEO CHOCANTE

A reportagem recebeu via WhatsApp um novo vídeo do local do acidente. As imagens são fortes e chocantes, e por esse motivo não será postado. Elas registraram alguns corpos caídos pela PA-150. Duas mulheres estão vivas, mas em situação crítica, e aparecem em estado de choque na gravação. Na filmagem é possível ver que a cabine do caminhão também ficou destruída, além de ter sido arrancada do restante da carreta.

GOVERNADOR

Através de sua conta no Twitter, o governador do Estado, Helder Barbalho, manifestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas: “Minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente que aconteceu hoje de manhã, na PA-150, em Nova Ipixuna do Pará, sudeste do Estado, onde um caminhão bitrem colidiu de frente com um micro-ônibus. Policiais civis, militares, bombeiros e socorristas já estão no local do acidente”, disse. (Luciana Araújo, com informações de Josseli Carvalho)