Com o título: “Quando a diversidade e a inclusão se cruzam nos trilhos da vida”, a jornalista Thays Araujo Chaves Pontes acaba de ser anunciada como grande vencedora do Prêmio Hamilton Bezerra de Jornalismo Impresso, promovido pelo Simineral (Sindicato das Indústrias de Mineração do Pará).
O resultado da premiação foi anunciado durante evento na noite de terça-feira, 21, em Belém, e o jornalista Chagas Filho representou os veículos do Grupo Correio no evento. Em segundo lugar ficou a reportagem “Mineração também é lugar de mulher”, produzida por Daleth Oliveira, do Jornal O Liberal.
O próprio Chagas Filho e a TV Correio (SBT) também foram premiados, tendo logrado a terceira colocação na Categoria Telejornalismo. A vencedora foi Nara Bandeira, do SBT Pará, com Luiz Gustavo Dias, da TV Liberal, em segundo Lugar.
Leia mais:Thays Araujo chegou ao Grupo Correio como estagiária há pouco mais de um ano, mas logo destacou-se e foi firmada no time de profissionais do Portal Correio e Jornal Correio. Aliás, este é o primeiro prêmio de Jornalismo em caráter estadual do periódico trissemanal, em 40 anos de história do veículo, comemorados em janeiro último.
Além de troféu, Thays Araújo receberá R$ 6.000 em dinheiro, como parte da premiação pelo primeiro lugar. “Estou muito emocionada. É a primeira vez que participo de um prêmio de jornalismo e garantir o primeiro lugar concorrendo com profissionais renomados é muito especial. Agradeço às pessoas que me auxiliaram bastante com dicas, como a colega Luciana Marschall e Chagas Filho”, disse ela após o anúncio da premiação.
Tendo em 2023 o tema “Diversidade e Inclusão: Os compromissos da nova mineração”, a premiação reconhece os profissionais de comunicação que se dedicam ao longo do ano em apurar, informar e divulgar assuntos relevantes para a sociedade.
A premiação é uma iniciativa do Simineral, com organização da Agência EKO. A premiação tem o patrocínio da Oz Minerals, Vale e Hydro e conta com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
REPERCUSSÃO
Nas redes sociais, a repercussão do prêmio recebido pela jornalista da nossa equipe e pela reportagem foi grande. “Parabéns Thays, Chagas e demais competentes profissionais do Jornal Correio”, disse o defensor público do Estado, Allysson Castro,
“Parabéns pela matéria linda, que mostrou a importância da inclusão no mercado de trabalho. E parabéns ao Grupo Correio por abrir portas para novos talentos”, opinou Jackeline Carvelo.
Já a nossa Emilly Coelho, professora e nossa ex-colega de CORREIO, escreveu: “Parabéns Thays! Parabéns Jornal CORREIO. Me orgulho de ter feito parte deste time. Uma escola para tantos se inspirarem!”.
Também entre os internautas, Ana Luiza Martins postou em relação à jornalista e à reportagem: “Orgulho desta mulher, desta jornalista e deste ser humano incrível, profissional, sensível que com suas palavras, garra, talento e dedicação conseguiu levar essa história tão bonita para os jornais e para essa premiação. Merecido demais”
Uma das entrevistadas da reportagem que rendeu a premiação, a profissional da Vale Poliana Ribeiro foi uma das que enviou mensagem de felicitação a Thays Araújo pelo prêmio. A engenheira agradeceu pela forma sensível com que foi retratada na matéria e afirmou que chegou a se emocionar ao ler sua história escrita no jornal: “Agradeço de coração”.
REFERÊNCIA
O reconhecimento do trabalho dos profissionais do Grupo Correio, sendo premiados em 2023 chega no momento em que o Jornal CORREIO conta seus 40 anos de circulação, sendo a mídia impressa mais tradicional e longeva do interior do Pará. De outro lado, o portal Correio de Carajás, Rádio Correio e a TV Correio são referências para seus públicos.
“O Prêmio Simineral de Comunicação é uma referência, com seus critérios rígidos e confiabilidade. Já tivemos colegas aqui do grupo entre os premiados em outros anos, e vencemos mais uma vez na disputa, em 2023, com ótimas reportagens. Parabéns aos nossos colegas Thays Araújo e Chagas Filho, e demais profissionais envolvidos. Foi um trabalho jornalístico primoroso e, por isso, reconhecido com o primeiro lugar no impresso e a terceira colocação no televisivo. O Grupo Correio se orgulha dos seus profissionais e de cumprir a sua missão social”, comenta o diretor de Redação, Patrick Carvalho.
Após a divulgação do Prêmio, o vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, protocolou e teve aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 22, pedido de “Moção de Aplauso” à Thays Araujo e Chagas Filho pelo destaque estadual, exaltando o nome de Marabá. (Da Redação)