Passada a euforia da classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, o Águia de Marabá encerra a primeira fase do Campeonato Paraense no próximo domingo, 26, às 10 horas, contra o Independente, no Zinho Oliveira.
O jogo foi confirmado em congresso técnico, na terça-feira (21), com a anuência dos 12 clubes que disputam o campeonato. Somente Remo e Paysandu irá jogar dia 9 de abril, diferente do que previa o regulamento da competição, que rezava que todos os jogos da última rodada seriam disputados no mesmo dia e mesmo horário.
Os clubes foram unânimes em aceitar o prosseguimento da rodada da forma que vai acontecer, até porque Remo e Paysandu se enfrentam classificados e sem grande alteração na tabela. Ambas as equipes também podem se classificar na Copa Verde e jogar no final de semana. Os outros cinco jogos serão todos no domingo.
Leia mais:O Águia pega o desesperado Independente e o time do Mathaus Sodré deve vir com força máxima, mirando um possível segundo lugar na classificação geral. No empate contra o Bragantino, o treinador aguiano poupou muitos jogadores que vinham sendo titulares, devido ao desgaste que a equipe sofreu diante do Goiás, terminando a partida contra o Tubarão com apenas goleiro Axel do time principal.
Davi Cruz, Betão, Maicon, Alan Maia, Adauto e Castro não viajaram a Bragança e isso mudou muito a estrutura do time que vinha ganhando em seus últimos jogos. Vale ressaltar que o jogador Balão está pendurado com dois cartões amarelos, porém o treinador avalia se vai ou não utilizá-lo neste jogo, pois na segunda fase os cartões serão zerados e em caso de suspensão nesta partida terá de cumprir no primeiro jogo da fase seguinte.
O Independente é o penúltimo colocado na tabela, e se não vencer a partida, poderá ser rebaixado. Se depender de alguns torcedores aguianos, o time de Tucuruí vai ser rebaixado. Em uma página na rede social, um torcedor chegou a citar um episódio de 2013, onde o Águia dependia do Independente para não ser rebaixado, mas o Galo Elétrico entrou com muitos reservas e pouco inspirado, perdendo o jogo para o Gavião, o que decretou o rebaixamento do Águia aquele ano.
Retrospecto até aqui – A empolgação do time e dos torcedores não é à toa. Neste ano, o Azulão de Mathaus Sodré entrou em campo 13 vezes. Foram 4 amistosos, com um empate e 3 vitórias. No Campeonato Paraense foram 7 jogos, com 4 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, para o líder Remo. Na histórica Copa do Brasil, o time venceu o Botafogo, da Paraíba e empatou com Goiás, eliminando os esmeraldinos nos pênaltis.
Dentro de campo, a equipe tem um repertório variado, mas com um destaque maior, o veterano marabaense Balão Marabá, que incorporou o nome da cidade ao seu.
O elenco já marcou até aqui 13 gols e sofreu 7 no Estadual. Em todas as partidas o ataque do Azulão funcionou, mas o time também pegou 7 gols, uma média de um gol por partida. Porém, contra o Caeté, a defesa da equipe não foi furada, só o Clube do Remo conseguiu fazer mais de um gol no Águia e até mesmo se envolver todas as partidas oficiais do ano, os números persistem. Na Copa do Brasil o Botafogo-PB marcou um e o Goiás nenhum.
O jogador que mais participou dos gols foi o filho da casa, Balão Marabá. O experiente meio campista chega aos 35 anos vivendo o melhor momento no time aguiano. O maestro da equipe e que na maioria dos jogos foi o capitão, marcou 2 gols e deu três assistências, mostrando que a bola parada foi muito decisiva para os marabaenses.
Outros que têm dois gols são David Cruz e Luan Santos. Luan Parede, Danilo Cirqueira, Wander, Eliomar, Adauto, Castro e Patrick fecham a lista de gols da equipe nesse Paraense. Adauto, Luan Santos, Wendel Castro e Alan Maia deram uma assistência cada, mostrando que a equipe tem um repertório bem variado, tantos nos gols, quanto nas assistências.
Os aguianos ainda não perderam fora de casa e jogando no Zinho Oliveira, apenas o Remo conseguiu sair com a vitória. A partida foi muito questionada devido a um pênalti duvidoso a favor do adversário e um pênalti que foi dado fora da área para o Águia.
Itupiranga – O Crocodilo entra em campo com obrigação de vencer, em Itupiranga, contra o São Francisco. O time do treinador Wando Costa. Caso ganhe, fica entre os 8 que seguem para a para a próxima fase, porém em caso de derrota, a equipe corre risco de ser rebaixada.
Mas para cair, o Itupiranga terá que estar em um dia de muita má sorte, pois outras equipes estão abaixo dos nossos vizinhos. O time vem treinando forte para não dar sopa para o azar.
Os ingressos para o jogo deste domingo entre Águia e Independente vão custar R$ 60 para a arquibancada cobertas e R$ 30 para as descobertas.
(Márcio Aquino)