Quem frequenta o Partage Shopping aos sábados já presenciou pessoas de todas as faixas etárias jogando xadrez em algumas mesas da praça de alimentação. O Festival Marabaense da Criança e Juventude trará competitividade para as partidas que ocorrerão no mesmo local, no próximo dia 25 deste mês, às 17h. Jovens entre 8 e 18 anos podem se inscrever gratuitamente para participar do maior evento de xadrez do ano.
A reportagem do CORREIO conversou com o presidente da Associação de Xadrez de Marabá, Antônio Carlos Silva Almeida e, segundo ele, 56 participantes já estão inscritos: “Vai ser um evento grandioso e a gente convida as pessoas, com interesse e simpatia pela prática, a comparecer e prestigiar o evento”, abre.
A Federação Nacional da Juventude (FENAJ) premiará os três mais bem classificados com medalhas de ouro, prata e bronze. Serão seis competições nas categorias feminino e masculino, configurando ao todo 36 medalhas distribuídas aos participantes que se destacarem
Leia mais:PRÓXIMO TORNEIO
Outro evento muito importante acontecerá entre os dias 26 e 28 de maio. Aberto do Brasil, como é chamado, promete ser o ápice dos torneios realizados pela associação e trata-se de uma competição de maior porte, pois enquanto o FENAC E FENAJ englobam competições rápidas com partidas de tempo curto em um único dia. Este segundo evento abrange o torneio de xadrez pensado, que se estenderá a três dias de competição
Competidores de alto nível e de outros estados estarão presentes. No software utilizado para cadastrar os participantes, mais de 30 competidores já estão previamente inscritos. Antônio acredita que nesta competição, o número de participantes será maior, considerando que a receptividade tem se mostrado alta devido à premiação em dinheiro distribuída.
A arbitragem será gabaritada, contando com profissionais nacionalmente reconhecidos como o florianopolitano Kaiser Luiz Mafra, responsável por realizar o maior evento de xadrez do Brasil. A personalidade será responsável também por ministrar em Marabá um curso de arbitragem, devido à carência existente na região de profissionais na área.
Antônio ressalta que no norte do Brasil a única cidade que realiza o evento até então, é Marabá. A associação se esforça para trazer a competição como uma forma de projetar positivamente o nome do município no cenário enxadrista nacional.
“Para a realização deste evento, a gente pede mais uma vez o apoio do empresariado, pois envolve altos custos e o suporte da população no geral para a inscrição de estudantes, porque este será apenas o pontapé inicial para que crianças e jovens participem de um torneio de nível nacional”, diz.
HISTÓRIA
O trabalho com modalidade no município existe há mais de 30 anos, porém somente em 25 de janeiro de 2014 é que a entidade foi fundada, intuindo realizar as competições oficiais da confederação brasileira e federação internacional de xadrez. Desde então, muitas competições foram realizadas, sempre buscando o suporte através delas para que os enxadristas possam se aperfeiçoar.
A PRÁTICA NAS ESCOLAS
Em Marabá, já há várias escolas particulares e públicas que aderiram à prática do Xadrez na grade curricular. Antônio explica que com a realização de eventos como os dois citados, durante a inscrição, é possível ver que escolas como João Anastácio de Queiroz, Cristo Rei e Monte Castelo, sempre possuem uma boa quantidade de alunos participantes. (Thays Araujo)