Jacundá, no sudeste do Pará, enfrenta um surto de dengue com 56 casos oficiais nos primeiros três meses do ano. Em resposta, as autoridades de saúde pública lançaram a campanha “Mutirão de limpeza contra o Aedes Aegypti”, que visa percorrer todos os 18 bairros da cidade em 90 dias. A iniciativa pretende retirar dos quintais e ruas todo tipo de objeto que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito causador da dengue.
Com o objetivo de prevenir a propagação da doença, a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Lícia Souza, pede a colaboração da população para que deposite lixo e entulho na frente das casas, onde possam ser recolhidos. Segundo Lícia, a campanha de limpeza já está em ação, com equipes percorrendo as ruas da cidade para retirar todo tipo de objeto que possa acumular água.
Leia mais:O número de casos de dengue em Jacundá vem aumentando a cada ano. Enquanto em 2022 foram registrados 93 casos, somente nos primeiros dois meses e meio de 2023 esse número já chega a 56, o que tem deixado as autoridades preocupadas. “A campanha de limpeza é vista como uma medida necessária para tentar conter a propagação da doença na cidade”, explica a coordenadora. A ação começou no início deste mês e tem previsão de ser encerrada em 30 de maio. (Antonio Barroso – Freelancer)