Os cinzas são inevitáveis, mas ainda podem pegá-lo desprevenido quando brotam pela primeira vez – especialmente se você tiver 20 e poucos anos. Para alguns, é um cabelo branco aleatório e solitário que aparece como um hóspede, enquanto outros podem ver uma tonelada de cabelos grisalhos em áreas concentradas. A dermatologista Loretta Ciraldo diz que o processo de ficar grisalha parece diferente para todos.
“Embora seja uma parte natural do envelhecimento para a maioria de nós, nem todo mundo fica grisalho automaticamente quando chega aos 50 anos”, diz ela. “Algumas pessoas na faixa dos 80 anos ainda não têm fios cinzas, enquanto outras ficam com cabelos brancos já no final da adolescência”, acrescenta ela.
Se você está curioso para saber o que pode estar causando isso, vamos lá! Para começar, os especialistas dizem que olhe para sua mãe e seu pai. Se eles viram os fios prateados ainda cedo, você provavelmente também verá.
Leia mais:Uma rápida aula de ciências! Os nossos fios obtêm a cor a partir de dois tipos de pigmento de melanina: a eumelanina determina o quão escuro é o cabelo e a feomelanina determina o quão vermelho ou amarelo ele é.
“Normalmente, os folículos pilosos passam por um ciclo de três fases: a fase de crescimento, conhecida como fase anágena, seguida pela catágena, um período de transição e, em seguida, a fase de repouso telógeno, quando o cabelo cai antes que o ciclo se repita”, observa o dermatologista Joshua Zeichner. “Células chamadas melanócitos só liberam melanina dentro do folículo piloso durante a fase anágena”, acrescenta ele.
Com o envelhecimento prematuro, o número de melanócitos no folículo diminui à medida que o cabelo continua a crescer. Isso cria uma espécie de efeito dominó: os fios primeiro ficam grisalhos e, eventualmente, brancos quando os melanócitos morrem e a produção de pigmentos é interrompida.
Por que o cabelo fica branco?
Ah, a pergunta de um milhão de dólares: por que o cabelo fica grisalho ou branco? Mesmo o melhor guia de cabelos grisalhos não pode lhe dar uma resposta em preto e branco. Como diz o Ciraldo: “Ainda não entendemos o mecanismo exato do envelhecimento dos cabelos.” A teoria mais aceita, porém, é que “pode haver um acúmulo de peróxido de hidrogênio na haste do cabelo”, diz Zeichner. “Isso causa estresse oxidativo que destrói o pigmento de dentro para fora”, acrescenta.
A má notícia é que nosso estilo de vida e meio ambiente também podem contribuir para esse estresse oxidativo. Acontece que os radicais livres liberados pelos raios ultravioleta, poluição e estresse emocional provocam os mesmos problemas em seus fios e na pele. “O processo de crescimento de cabelo e pigmento cria radicais livres, mas normalmente nossos corpos produzem antioxidantes para neutralizá-los”, explica Eldik. O problema é que qualquer coisa que cause estresse ao corpo pode criar uma falta de antioxidantes, então não há como compensar os agressores diários. “Esses radicais livres então têm autonomia para danificar os melanócitos, levando à diminuição do pigmento e dos cabelos grisalhos”, diz Eldik.
É por esse motivo que “o futuro da prevenção e tratamento de cabelos grisalhos pode envolver o uso de antioxidantes no couro cabeludo”, observa Zeichner.
O cabelo pode ficar branco do dia para a noite?
Vamos acabar com um mito agora: só porque você viu seu primeiro fio prateado não significa que ele vai se multiplicar rapidamente e você vai acordar com a cabeça cheia de cabelos brancos.
Sim, o envelhecimento noturno, conhecido como canities subita, pode ocorrer, mas “envolveria estresse ou trauma extremo, que atingiria o corpo como um terremoto e derrubaria as células produtoras de pigmento”, disse Eldik à Allure. “Às vezes o pigmento pode voltar depois de três meses quando começa o novo ciclo do cabelo, às vezes é permanente, mas o que é importante lembrar é que canities subita é muito raro”, enfatiza.
Qual é a idade média para ver cabelos grisalhos ou brancos?
Embora não exista uma rubrica de cabelos brancos, ela geralmente segue a regra 50/50. “Estima-se que 50% da população terá cabelos grisalhos aos 50 anos”, diz Zeichner. “Mas a maioria das pessoas já começa a ver alguns fios grisalhos em seus 30 anos.”
Então, por que meu cabelo é branco aos 20 anos?
A genética geralmente é o maior indicador de que você provavelmente terá cabelos brancos em uma idade jovem, mas outros fatores também podem acelerar o processo.
Genética
Como mencionado, você pode ter herdado cedo a predisposição de seus pais para cabelos grisalhos. “Sua predileção pelo envelhecimento é herdada como um gene autossômico dominante”, diz Ciraldo. O gene IRF4 é um marcador conhecido para envelhecimento.
Zeichner também observa que a textura do cabelo grisalho é geralmente mais grossa. “Não está claro o porquê, mas o processo biológico que afeta a cor do cabelo provavelmente também afeta a estrutura dos fios que estão sendo produzidos”, diz ele.
Doenças autoimunes
Algumas condições genéticas podem estar associadas ao envelhecimento prematuro. “Isso inclui distúrbios autoimunes em que o corpo reconhece incorretamente uma célula e ataca o tecido saudável por engano”, diz Eldik.
Aqueles com doença da tireóide têm níveis mais baixos de T3 e T4 – dois hormônios que os dados sugerem aumentar a produção de melanina e a fase de crescimento do cabelo, diz o Zeichner. Quando se trata de vitiligo, Ciraldo culpa “anticorpos de melanócitos que interrompem a produção de melanina”, fazendo com que a pele e o cabelo percam o pigmento.
Uma deficiência de vitamina B12, que resulta em uma condição chamada anemia perniciosa, também está ligada aos cabelos grisalhos, mas a causa exata é desconhecida. Uma teoria popular é que sem glóbulos vermelhos saudáveis, menos oxigênio é transportado para as células ciliadas.
Alternativamente, Eldik diz que as doenças autoimunes tendem a ser agrupadas; então, se você sofre de um, provavelmente terá outro. “O vitiligo está associado à anemia perniciosa”, explica Eldik. “Portanto, é provável que os pacientes com deficiência de vitamina B12 também tenham vitiligo, que se apresenta como envelhecimento prematuro, em oposição a uma deficiência de vitamina B12 que o causa diretamente”.
Basta dizer que, se você está envelhecendo prematuramente e a aparência não é comum em sua família, ou se você tiver uma mudança repentina na cor do cabelo, discuta seus sintomas com seu médico.
Algumas drogas
“Há relatos de medicamentos antimaláricos como a cloroquina e a hidroxicloroquina que alteram a cor do cabelo ao inibir uma enzima chave responsável pela produção de feomelanina”, observa Eldik. “Depois de três a quatro meses de uso, os cabelos loiros ou ruivos podem ficar cada vez mais prateados”, acrescenta. Não há necessidade de se preocupar muito, pois essas mudanças geralmente são reversíveis quando a droga é eliminada do corpo.
Fumar
Sim, fumar cigarros pode afetar drasticamente os folículos capilares. “Sabe-se que fumar causa estresse oxidativo nos pulmões, pele, cabelo e até unhas, criando uma onda de radicais livres”, diz Eldik.
“Quando estes se acumulam no cabelo, eles atingem as células produtoras de pigmento e destroem a cor do cabelo.” E com um estudo ligando diretamente o tabagismo ao envelhecimento prematuro do cabelo, é outro grande motivo para parar de fumar.
Estresse
Você já se perguntou por que os presidentes dos EUA tomam posse com cabelos coloridos, mas deixam a Casa Branca grisalhos? Bem, o hormônio do estresse cortisol pode ser um fator.
Um estudo de 2020 descobriu que camundongos expostos ao estresse tiveram uma perda perceptível de melanócitos e um envelhecimento mais óbvio. Ciraldo confirma essas descobertas, acrescentando que “o estresse interfere na produção de células-tronco de melanócitos no bulbo capilar e produz cabelos grisalhos”.
Portanto, tome nota: se você está enlouquecendo desnecessariamente com os cinzas, pode estar piorando as coisas.
É possível parar o envelhecimento do cabelo?
A resposta é um duro “não” se a causa do seu cabelo branco for genética. Dito isso, você ainda pode concentrar seus esforços em minimizar o impacto que o estresse oxidativo tem nos folículos capilares. Parar de fumar definitivamente ajudará, assim como proteger seu cabelo dos raios ultravioleta.
“Embora não seja uma teoria comumente aceita, eu vi em meus próprios pacientes que o cabelo regularmente exposto ao sol geralmente fica grisalho mais cedo”, diz Ciraldo. E embora não estejamos sugerindo que algumas aulas de ioga impedirão que os cabelos brancos invadam a festa, sabe-se que encontrar maneiras de controlar o estresse emocional ajuda a saúde geral do cabelo e do couro cabeludo.
Tecnicamente, o júri ainda não decidiu se estocar antioxidantes faz diferença para cabelos brancos. Alguns, como. Eldik, são céticos. “Em testes, eles não se mostraram promissores para restaurar o pigmento do cabelo”, disse ele à Allure.
Posso arrancar o cabelo branco?
Quanto ao conto da carochinha de que se você arrancar um fio de cabelo branco, mais crescerá em seu lugar? Completamente falso. “É mais provável que, ao arrancar um fio de cabelo grisalho, você comece a notar outros”, diz Ciraldo. Também nunca é uma boa ideia arrancar os cabelos brancos às escondidas, pois há uma chance de você ficar com carecas.
O cabelo branco pode voltar a ficar colorido?
Não, você não pode reverter o envelhecimento. Uma vez que os genes entram em ação e seu cabelo fica branco, a melanina que criou a cor do cabelo desaparece.
“Existem algumas evidências de que o envelhecimento causado por doenças da tireoide tem o potencial de ser revertido com a terapia de reposição hormonal”, diz Zeichner. “Mas nunca vi cabelos brancos voltarem ao tom normal, o que pode indicar que há uma mudança permanente no próprio folículo piloso”, acrescenta. “Neste ponto, a única maneira de escurecer novamente os cabelos brancos é com um bom colorista.”
(Fonte: G1/Fiona Embleton)