Correio de Carajás

Exército prepara troca de comando na 23ª Brigada

Maurício de Souza cumpriu dois anos na gestão de uma das maiores unidades do EB na região Norte. General Veiga deverá ser o próximo substituto

General Maurício de Souza e o coronel Nicolini em reunião com os vereadores de Marabá na última quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, 17, o general de Brigada Maurício de Souza Bezerra, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, o chefe do Estado Maior, coronel Rodrigo Benedito Nicolini, e o chefe da Seção de Comunicação da Brigada, tenente coronel Ávila, visitaram a Câmara Municipal de Marabá para um diálogo institucional com os vereadores.

A visita foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Alecio Stringari, e os vereadores Pedrinho Corrêa, Márcio do São Félix, Ray Athie, Dra. Cristina Mutran, além do servidor Jorge Brasil.

Informalmente, o general Maurício de Souza parabenizou os vereadores pela vitória do Águia de Marabá na Copa do Brasil diante do Goiás, na última quarta-feira, 15. Ele tem acompanhado o time nos jogos no estádio Zinho Oliveira e sempre disponibilizou a Banda de Música da 23ª Brigada para tocar os hinos oficiais – Nacional e do Pará – durante a abertura de cada partida.

Leia mais:
Enquanto está na cidade, general Maurício veste a camisa e torce para o Águia de Marabá

O comandante anunciou também que está se despedindo da 23ª Brigada e de Marabá, depois de dois anos à frente das tropas do Exército nesta região. A cerimônia de passagem de comando deve ocorrer no dia 13 de abril e aproveitou a ocasião para convidar os vereadores para participarem do evento. “Marabá é um município que milhares de militares do Brasil querem vir para trabalhar e servir a Pátria. A boa estrutura da cidade faz muita diferença”, reconheceu.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, parabenizou o general Maurício de Souza por sua gestão à frente da 23ª Brigada e pela parceria com o município de Marabá e Câmara Municipal em várias ocasiões, como no apoio aos desabrigados pela enchente dos rios Tocantins e Itacaiunas. “O Exército tem sido uma mão sempre amiga à nossa comunidade e queremos manter essa parceria”, sustentou.

Ao final da visita, o general e comitiva participaram de uma oração e de um café da manhã com os vereadores.

A Reportagem apurou que o próximo comandante da 23ª Brigada deverá ser o general Veiga, que já atuou em Marabá como chefe do Estado Maior.

SAIBA MAIS

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada Marechal Soares de Andréa”, pioneira entre as Brigadas de Selva do Exército Brasileiro, foi criada em 9 de junho de 1976, pelo Decreto nº 77.804, com sede em Santarém – PA. Em 26 de novembro do mesmo ano sua sede foi transferida para Marabá, onde se encontra atualmente. Sua implantação pelo Comando do Exército representa o fiel cumprimento da missão de realizar ação de presença na Amazônia, adestrando a tropa em ambiente operacional de selva, estimulando o desenvolvimento regional por meio de ações subsidiárias, atendendo à necessidade de promover a ocupação e o desenvolvimento ordenado da porção meridional do Estado do Pará, em harmonia com os interesses nacionais, e de garantir os poderes constituídos, bem como de manter a Soberania Nacional.

CONHEÇA SEU EXÉRCITO

A 23ª Brigada está enviando convite para profissionais de Imprensa, com o objetivo de realizar uma imersão no dia a dia dos militares, por meio do Programa “Conheça o seu Exército, que objetiva estreitar as relações da força com representantes dos públicos de interesse do Exército; divulgar as ações do Exército, nos cenários nacional e regional, aos influenciadores; disseminar as peculiaridades das Forças Armadas, particularmente  do  Exército  Brasileiro,  de  modo  que  possam melhor entender nossas especificidades e ajudar a defender os interesses da Força; e ao mesmo tempo apresentar os desafios do cotidiano vivido pelos militares e seus  dependentes,  nas  diversas  regiões  do  território  brasileiro, ressaltando as peculiaridades da profissão militar.

O programa local está previsto para o período de 27 a 31 deste mês de março.

(Ulisses Pompeu)