Correio de Carajás

Águia vai mandar jogo da Copa BR no Mangueirão

Na tarde desta sexta-feira (17), o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, anunciou que o governador do Estado, Helder Barbalho, cedeu o Estádio Edgar Proença, o “Mangueirão”, em Belém, para que o Águia de Marabá faça seu jogo como mandante da 3ª fase da Copa do Brasil. O anúncio à Imprensa foi feito junto com o presidente do Águia, Sebastião Ferreira Neto (Ferreirinha) e o vice, vereador Pedrinho Correia.

Pedrinho, Chamon e Ferreirinha deram a notícia para a Imprensa nesta sexta/Foto: Chagas Filho

E não é só isso: o governador também autorizou que Chamon e a diretoria do Águia façam um orçamento para saber os custos de locação de ônibus para levar a torcida para o jogo sem que ninguém tenha que pagar as passagens. A ideia do governo é liderar uma articulação que envolva também recursos da prefeitura e de empresários para garantir a locação dos veículos.

O Mangueirão será reinaugurado no próximo dia 9 e o jogo do Águia será no dia 12 ou 13, em adversário ainda a ser definido pela CBF. Ou seja, o time marabaense vai fazer o segundo jogo na nova praça de esportes. Até lá, a diretoria deve fazer um levantamento a partir de informações repassadas por líderes de torcidas e também por outras fontes, para saber quantos torcedores devem ir ao jogo. Será um trabalho parecido com o que foi feito em 2009, quando o Águia recebeu o Fluminense por essa mesma Copa do Brasil.

Leia mais:

A decisão do governador foi tomada durante uma videochamada às 8h da manhã desta sexta, na casa do secretário Chamon, da qual também participou Ferreirinha. Ficou definido também, durante a conversa dos três, que, num outro momento, eles devem tratar com o governador sobre outro assunto importante para o Águia e para o futebol marabaense de forma geral: o novo estádio.

Em videochamada com Helder, Chamon e Ferreirinha receberam resposta positiva/Foto: Divulgação

A PASSOS LENTOS

Em construção há mais de 10 anos, a Arena Itacaiunas Asdrúbal Bentes ainda não tem data para inauguração e, mesmo assim, quando a primeira etapa for concluída, a capacidade inicial será para apenas 3 mil lugares. Ou seja: apenas 700 vagas a mais que a capacidade do Estádio Zinho Oliveira, onde o Águia manda seus jogos atualmente.

Diante disso, a ideia é propor que o governo do Estado encontre mecanismos para acelerar a ampliação das arquibancadas ao mesmo tempo em que a primeira etapa vai sendo concluída. (Chagas Filho)

Esse recurso poderá vir de emendas parlamentares, por meio de uma ampla participação da classe política. Mas ainda é muito cedo para definir o que deve ser feito.

De todo modo, será uma missão difícil para a diretoria do Águia. Mas o clube marabaense está se especializando nos últimos tempos a vencer desafios difíceis. (Chagas Filho)