Correio de Carajás

Repórter Correio

Agro

O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (SPRM) intermediou e vai sediar uma palestra no dia 15 de março, às 15 horas, com representantes do Ibama e das secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente. Todos os pecuaristas filiados à entidade foram convidados. O motivo do evento é a recente polêmica sobre autuações e o licenciamento para limpeza de pastagens. A palestra será na sede da entidade, no Parque de Exposição Agropecuária.

Incra

Leia mais:

Já empossado como presidente do Incra, César Aldrighi ainda não começou a mexer na estrutura nos estados. Até ontem quem respondia pela Superintendência do Sudeste do Pará, em Marabá, ainda era o servidor de carreira João Itaguary Milhomen Costa.

Fundeb

Na terça-feira (7), o atual prefeito de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar, foi excluído do processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF) que o acusava de desviar verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) para construção de dez quadras poliesportivas e reforma de escolas do município em 2012. A ação civil foi proposta em dezembro de 2016 e envolvia mais três pessoas e uma empresa de construção civil.

Fundeb II

Após a manifestação dos advogados do prefeito, Rodrigo Jose Mendes Antunes, Antonio Ricardo Aguiar De Souza e Raimundo Nonato Sousa Castro, o juiz federal Marcelo Garcia Vieira, responsável pelo caso, decretou que não há indícios ou provas comprobatórias de atos ilícitos por parte de Valmir Climaco e tomou a decisão de excluí-lo do processo.

Loteria

Um apostador de Belém é o mais novo milionário do Brasil. O felizardo acertou sozinho todos os 15 números da Lotofácil no sorteio do dia 7 de março, e vai embolsar a bagatela de R$ 1.328.456,83. Segundo a Caixa, a bolada saiu para uma aposta simples, ou seja, pagou R$ 2,50. A Lotofácil é, como o próprio nome diz, fácil de apostar e principalmente de ganhar. Você marca entre 15 e 20 números, dentre os 25 disponíveis no volante, e fatura prêmio se acertar 11, 12, 13, 14 ou 15 números.

Matou o colega

Nesta quarta-feira (8), jurados da comarca de Xinguara, município localizado no sudeste do Pará, sob a presidência do juiz Wanderson Ferreira Dias, reconheceram que Cleudivan Pereira da Silva foi autor do assassinato de Thiago Lima Jaime. O crime ocorreu em 2020. Vítima e réu bebiam com amigos, até que discutiram e o réu esfaqueou a vítima, que tentou fugir, mas morreu.

Matou o colega II

A pena imposta ao condenado que confessou o crime e ser menor de 21 anos à época do assassinato foi fixada em seis anos de reclusão em regime inicial semiaberto. Na sentença o juiz concedeu o direito do sentenciado de apelar da decisão em liberdade.

Transplante

O Pará realizou o primeiro transplante de fígado em hospital da rede pública estadual 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde). o anúncio foi feito em entrevista coletiva. Ana Gabriela Mesquita Alves, 42 anos, passou pelo procedimento no último dia 26 de fevereiro. O transplante foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Central Estadual de Transplantes (CET), e realizado na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém.

Nova identidade

O prazo para que os estados brasileiros começassem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adotará o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”, terminaria nesta segunda-feira, 6, mas foi prorrogado. Atualmente, apenas 11 estados se adequaram à emissão do documento e o Pará ainda não faz parte dessa lista. A prorrogação foi feita na última sexta-feira, 3, por meio do Decreto nº 11.429 do Governo Federal, que estendeu o prazo para 6 de novembro de 2023. A partir desta nova data, os órgãos expedidores ficarão obrigados a adotar os padrões da CIN.

Nova identidade II

A Polícia Civil (PC), órgão que é responsável pela emissão do documento no Pará, confirmou que o estado ainda não se adequou para começar a emissão. Desde o ano passado, o estado já havia iniciado um processo de licitação para contratar um serviço especializado para implantar a nova carteira, devido à falta de um sistema que permitisse a impressão do novo modelo.