Correio de Carajás

Militares do 52º BIS treinam para operação com americanos

Em 2023 e 2024, homens do 52º BIS trocarão experiência com militares dos Estados Unidos

Militares do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em Marabá, realizaram as atividades de instrução de armas individuais e coletivas ao longo do mês de fevereiro. As instruções abordaram o emprego, as características, as possibilidades de uso, as técnicas de manutenção e de tiro dos armamentos. Visando ao adestramento operacional dos militares, foram conduzidas as práticas de Tiro de Instrução Avançado com o Fuzil IA2 5,56 mm e de Tiro de Instrução Básico com a metralhadora Minimi 7,62 mm.

O treinamento é uma das atividades de adestramento de preparação para o exercício Combined Operation and Rotation Exercise (CORE) com o Exército dos Estados Unidos da América em 2023 e 2024. Os militares realizaram os tiros previstos nas Instruções Reguladoras de Tiro com o Armamento do Exército Brasileiro (IRTAEx), colocando em prática as instruções aprendidas.

Os Projetos Estratégicos do Exército preveem a adoção da metralhadora Minimi como armamento dos Grupos de Combate, em substituição ao Fuzil Automático Pesado, o que aumenta a versatilidade e o poder de fogo da fração.

Leia mais:

A atividade tem por finalidade preparar a tropa para emprego em defesa externa, além de verificar o desempenho do armamento, e verificar a capacitação dos pelotões na execução e condução do tiro. (Fonte: Divulgação 52º BIS)