Uma solenidade na noite desta terça-feira (11), no Parque de Exposição “José Francisco Diamantino”, em Marabá, vai dar posse à primeira diretoria da Associação de Desenvolvimento do Agronegócio do Pará (Adaesp). A entidade, de caráter pioneiro, se propõe a dinamizar as informações sobre agronegócio e facilitar a geração de negócios no setor. O presidente é um dos entusiastas da entidade, o pecuarista Guilherme Manço. O evento tem início às 20 horas, na sede do Sindicato Rural.
A entidade quer aproveitar o clima de Exposição Agropecuária (Expoama) para esse lançamento, pela presença no parque da grande maioria dos pecuaristas da região e a força deste evento.
Segundo Guilherme, a associação foi criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do agronegócio no Pará, tendo como polo central a cidade de Marabá, “pela sua posição geográfica e riqueza hídrica que favorece o acesso à toda extensão do nosso Estado. Uma vez que uma empresa sozinha não atinge a demanda latente no âmbito do agronegócio existente na região, no entanto, juntas elas têm uma capacidade operacional maior para responder a procura por esse quesito”.
Leia mais:Manço explicou, ainda, que o desejo de fundar a entidade ganhou força nos últimos meses, devido à constatação de que faltam informações relacionadas à agricultura no Estado, e falta representatividade no mercado. “Vamos trabalhar junto a regularização fundiária, maior exposição do potencial de negócios do Pará junto aos demais estados. Vamos fomentar o comércio local e regional e também o desenvolvimento da agricultura familiar”, completa.
Questionado sobre as vantagens para o associado, ele listou algumas: consultoria em compra ou venda de fazendas; consultoria em crédito ambiental e rural; orientação em projetos de financiamentos rural; capacitação em regularização fundiária; chance de participar de palestras e treinamentos; assistência jurídica amortecida; assistência Ambiental, agrônoma, geográfica dentre outras; informações de atualidades no agronegócio.
O futuro presidente explica, ainda, que a nova entidade não rivaliza ou conflita com as entidades que já representam os pecuaristas, como o Sindicato Rural ou a Acripará, mas complementa as mesmas, com foco no desenvolvimento de negócios.
A primeira diretoria tem a seguinte composição: Presidente – Guilheme A. Manço; vice-presidente – João Marcos Freitas; diretora financeira – Sandra Alves Carvalho; diretora de tecnologia – Vivian Dagnesi Timpani; diretor de expansão – Roberto Ribeiro Costa Júnior; diretora de projetos – Maria Helena Vieira da Silva; diretora social – Daniella Maria Ferreira Leite; diretor de credito rural – Nicollas Airton Santos Carneiro; diretora de pesquisas – Thais Valéria Souza Silva Pacheco; diretor comercial – Weverton Filgueira Pacheco e diretor cientifico – Rodrigo de Morais Brasileiro.
(Da Redação)