O uso imprudente de motocicletas por menores de 18 anos ficou evidente em Marabá graças à força-tarefa realizada pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e pela Polícia Militar durante o período de carnaval. A ação, encerrada na terça-feira (21), visava a conscientização de condutores, mas resultou em pelo menos 11 infrações aplicadas, incluindo a identificação de veículos transitando sem placa.
As abordagens ocorreram todos os dias, entre 19 horas e 1 hora. Segundo o Detran, o Bairro Liberdade, situado no Núcleo Cidade Nova, acentuou uma preocupação que não é nova: adolescentes na faixa dos 15 anos pilotando motocicletas. Na ocasião, eles foram orientados e advertidos sobre os perigos aos quais estão sujeitos.
Conforme é relatado no balanço do departamento, os responsáveis desses menores foram chamados e também receberam orientações, sendo notificados da infração e gravidade que é facilitar o acesso à condução de motos por adolescentes, que em razão da idade não possuem habilitação e, portanto, apresentam perigo a si e às outras pessoas nas vias públicas de Marabá.
Leia mais:Durante a operação também foram realizados 15 testes de alcoolemia, o famoso bafômetro. Uma pessoa foi presa por estar dirigindo sob efeito de álcool, enquanto outra foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil por se recusar a soprar o equipamento. Um terceiro condutor teve a habilitação detida por se enquadrar no crime de infração gravíssima.
Por fim, também foram registrados dois veículos guinchados e quatro removidos. (Thays Araujo)