Depois de dois anos sem folia oficial, devido ao período mais crítico da pandemia de covid-19, o Carnaval de rua volta com força total em Marabá, com multidões seguindo os principais blocos. O “Vai quem Quer”, na Nova Marabá e o “Gaiola das Loucas”, no complexo Cidade Nova, são os expoentes desse movimento e constam na programação oficial da folia 2023.
Segundo Antônio Carlos Vasconcelos Saraiva, o Tampinha, coordenador do “Vai quem Quer”, o arrastão do bloco na segunda-feira (20) está confirmado, a partir das 16 horas. Desde a a concentração na Folha 28, acompanhados por três trios-elétricos, os foliões caminham pelas folhas 27, 21, 20 e retornam à 28, no estacionamento central da VP-8.
Ali, a partir das 18 horas, começa a apresentação das atrações: Banda Negra Melodia, Luizinho Swing, e a banda paraense Fruto Sensual. No final da noite, o DJ Renilson.
Leia mais:GAIOLA
Outro tradicional bloco e que arrasta multidão é o “Gaiola das Loucas”, este na terça-feira, no feriado. Em 2023 o local de concentração sofreu alteração: será nas cercanias da Feira Coberta da Laranjeiras e irá percorrer o Núcleo Cidade Nova, até a Praça do Novo Horizonte. A saída será às 16 horas, com previsão de chegada às 17h30. O bloco irá subir pela Rua Pedro Marinho (contramão), passa pela Av. Nagib Mutran, pegando a Av. Itacaiúnas, indo pela Avenida Manaus, R. Rio Grande do Sul, corta a Av. Tocantins, sobe pela R. Simplício Costa até chegar na praça.
“Atendemos a demanda daquela população da Laranjeiras, Liberdade, Bom Planalto. É porque alguns chegam mais cedo e incentivam as pessoas a participarem do Bloco. Uns chegam e já vão bebendo, depois não querem sair da praça e já continuavam no local. Com a mudança faremos com que todos façam a caminhada e se divirtam pela cidade”, explica Evaldo Almeida, o Chefe Evaldo.
No palco disponibilizado pela Prefeitura para o “Bloco Gaiola das Loucas”, na Avenida Tocantins, o som terá início às 14 horas, com o DJ Luan Hifi e segue com a Banda Carnavalesca de Marabá, Ailton Pagodão, Beto Lima, Banda Warilou e DJ Maestro Nilson.
“Depois de dois longos anos de pandemia, a mais tradicional festa popular do planeta vai acontecer aqui na nossa cidade. A princípio, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Cultura, a Liga e os grandes blocos da cidade desenvolveram uma programação que contempla todos os quatro grandes núcleos”, ressalta o secretário interino de cultura, Genival Crescêncio.
Ele ainda destaca a diversidade de ritmos presentes na programação de carnaval deste ano, pensada para atender o público de Marabá e região. “A prefeitura está preparando uma grande festa, com muita segurança, como sempre ocorre aqui na nossa cidade. Desde já, a gente convida a população da cidade, das cidades circunvizinhas para virem participar de um dos maiores carnavais, que vai acontecer aqui em Marabá”, convida. (Da Redação)