O período do Carnaval tradicionalmente é sinônimo de grandes festas em todo o Brasil. Mas para quem deseja fugir da badalação para viver momentos de fé e espiritualidade, uma opção são os retiros oferecidos por diversos grupos religiosos. Conceição do Araguaia, no sul do Pará, cidade que há vários anos não realiza festa oficial de Carnaval, várias igrejas oferecem inúmeras opções, seja para quem prefere passar as noites em acampamentos nos locais ou retiros que acontecem apenas durante o dia.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus realiza o retiro ‘’Atraídos pela Cruz’’, que começará neste sábado, 18, e vai até a terça-feira, 21. Segundo Neilton Araújo, vice-líder da União de Mocidade e Adolescentes da Assembleia de Deus de Conceição do Araguaia (UMAADCA) e líder de Mocidade do Templo Sede, o objetivo do encontro é buscar mais aprendizado da palavra de Deus, o despertamento e renovação espiritual, batismos no Espírito Santo, salvação e reconciliação de pessoas, manifestação de dons espirituais e de gratidão a Deus.
Leia mais:Além dos cultos, estudos bíblicos, adoração e louvores, inclusive com a banda “Filhos do Rei’’, serão realizadas várias atividades recreativas, espirituais e de interação e comunhão entre os jovens. Segundo a organização, já foram contabilizados cerca de 500 inscritos e a expectativa é de torno de 1200 pessoas nas programações a noite. O evento acontecerá na chácara da Igreja, a cerca de 10 km da cidade.
Outros retiros promovem um tempo maior longe da movimentação da cidade e em comunhão com Deus. É o caso do “Eu vou”, da Igreja Adventista do 7º Dia, que começará na noite desta sexta-feira, 17, e se estenderá até a quarta de cinzas, 22. A programação será no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE), cerca de 7 km do centro de Conceição do Araguaia. Além de batismos, cultos, pregações e estudos bíblicos, o encontro oferece aos jovens diversos entretenimentos, através de danças, esportes, gincanas, música, luau e teatros.
“O retiro espiritual da Igreja Adventista busca aumentar a espiritualidade dos irmãos, renovar a comunhão com Deus, além de promover momentos de interação e lazer com os amigos, através de várias brincadeiras em grupos”, destacou Maria Eduarda Tavares Ferreira Chaves, distrital de jovens de Conceição do Araguaia. Segundo ela, até a manhã dessa sexta-feira, já haviam sido registrados 300 inscritos para a programação. “A gente demonstra que ser cristão é ser feliz de acordo com a vontade de Deus”, disse. (Delmiro Silva)