Nesta quinta-feira (16) começaram as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023. Até lá, os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se planejar para concorrer a milhares de vagas para ingresso no ensino superior, ofertadas por instituições públicas em todo o país. Na região sul do estado do Pará, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) oferta mais de 1300 vagas.
No SiSU, a classificação é realizada com base na nota obtida na edição do Enem de 2022. Para se inscrever e concorrer às vagas não há pagamento de taxas. As inscrições devem ser realizadas no site sisu.mec.gov.br, no período de 16 a 24 de fevereiro, segundo o cronograma do MEC. O candidato escolhe até duas opções de curso, sendo possível alterar suas opções durante as inscrições.
Dentro da plataforma é possível encontrar as universidades inscritas no sistema e seus respectivos cursos, com o número de vagas a serem ofertadas. Elas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Como política de ações afirmativas, algumas instituições de ensino superior oferecem vagas reservadas aos candidatos que se enquadram naquele tipo de cota. Outras adotam bônus na nota do candidato.
Leia mais:Nesta edição, a Unifesspa irá ofertar 1.370 vagas, distribuídas da seguinte forma: Campus Marabá (920); Campus Rondon do Pará (120); São Félix do Xingu (90); Santana do Araguaia (90) e Xinguara (150). Os candidatos devem ficar atentos ao escolher o curso que irá concorrer à vaga; o turno no qual o curso será ofertado; o número de vagas de ampla concorrência e a reserva por meio de cotas; os pesos e as notas mínimas estabelecidos pelos respectivos cursos da Unifesspa para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno; e a documentação básica para a realização da habilitação dos candidatos selecionados, inclusive aquela necessária à comprovação do preenchimento dos requisitos exigidos pelas Portarias Normativas.
Políticas afirmativas na Unifesspa – De acordo com o edital interno da Unifesspa, das vagas ofertadas em cada curso, metade serão destinadas à ampla concorrência e metade serão distribuídas nas seguintes cotas:
Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa MEC nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
Candidatos Histórico Escolar do Ensino Médio, emitido que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
Candidatos com deficiência (Resolução nº 532/2021-CONSEPE/UNIFESSPA).
Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou privadas.
Das vagas destinadas à ampla concorrência, serão reservadas 2 (duas) vagas, de cada curso de graduação, destinadas exclusivamente à Pessoa com Deficiência (PcD), de acordo com a Resolução nº 532/2021-CONSEPE/UNIFESSPA. É importante lembrar que, ainda segundo o edital, não têm direito à vaga os candidatos que cursaram parte ou a totalidade do ensino médio em escolas privadas, mesmo em escolas gratuitas ou como bolsista integral, ou em outros países.
Bonificação regional – Além de adotar as ações afirmativas previstas pela Lei de Cotas, a Unifesspa mantém em 2023 a bonificação própria de 20% sobre a nota do Enem, na modalidade ampla concorrência, para os candidatos que cursaram pelo menos um ano do ensino médio nos municípios que integram as regiões de influência das cidades nas quais estão implantados os Campi da Unifesspa, de acordo com a Resolução nº 541, de 29 de abril de 2021/CONSEPE/UNIFESSPA. A lista abrange cidades dos estados do Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins e pode ser consultada aqui.
Habilitação Institucional – A Habilitação Institucional dos candidatos selecionados nas chamadas do SiSU 2023.1 ocorrerá em datas e horários a serem divulgados no site do CRCA da UNIFESSPA. Os candidatos selecionados deverão apresentar a documentação completa no ato da habilitação, sendo vedada a entrega ou complementação posterior de documentos. Todos os documentos devem ser entregues com cópias legíveis e originais para conferência conforme descritos no site da Unifesspa.
(Fonte: Unifesspa)