Benzema, Mbappé ou Messi: um dos três astros será o melhor jogador do mundo ao fim deste mês. A Fifa anunciou nesta sexta-feira os três finalistas para o prêmio The Best 2023, com a dupla de franceses concorrendo contra o craque argentino. O vencedor será revelado no dia 27 de fevereiro, quando haverá a cerimônia de gala para a entrega do troféu.
A entidade decidiu incluir a Copa do Mundo no período analisado pelos votantes – e, assim, além de toda a temporada 2021/22, é levada em conta nos votos a primeira metade de 2022/23. Em outubro, Karim Benzema ficou com a Bola de Ouro, prêmio da revista France Football que não englobou a Copa.
Desta forma, o atacante do Real Madrid é visto como um forte candidato a levar o troféu, embora encontre em Messi um rival à altura – e, para muitos, o grande favorito. O astro argentino conseguiu o título mundial com a seleção argentina no Catar, em dezembro, encerrando o jejum de mais de 30 anos dos sul-americanos e alcançando a glória que mais perseguia em sua carreira. Além disso, Messi foi eleito o craque da Copa do Mundo, colecionando elogios, além de sete gols e três assistências. Pelo BenzPSG, ele levou apenas a Supercopa da França.
Leia mais:Benzema, por sua vez, tem como trunfo o fato de ter sido o líder de uma temporada histórica para o Real Madrid. Artilheiro do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, o francês marcou 44 vezes em 46 jogos em 2021/22, sendo peça fundamental para a conquista das duas competições pelo clube espanhol. Em contrapartida, o jogador sofreu com problemas físicos e não foi bem no começo da temporada 2022/23 – além de não ter disputado a Copa do Mundo por lesão.
Mbappé aparece na disputa como um nome que corre por fora. O astro francês se destacou na temporada passada e foi um dos grandes destaques da Copa do Mundo, na qual levou o troféu de artilheiro, marcando oito gols – dois deles na histórica decisão contra a Argentina. Porém, o vice-campeonato mundial e o título sem expressão conquistado pelo PSG pesam contra na balança.
No mês passado, a Fifa havia revelado uma lista de 14 atletas concorrentes ao troféu, que incluía Julián Álvarez (Argentina e Manchester City), Bellingham (Inglaterra e Borussia Dortmund), De Bruyne (Bélgica e Manchester City), Haaland (Noruega e Manchester City), Hakimi (Marrocos e PSG), Vinicius Junior (Brasil e Real Madrid), Lewandowski (Polônia e Barcelona), Mané (Senegal e Bayern de Munique), Modric (Croácia e Real Madrid), Neymar (Brasil e PSG) e Salah (Egito e Liverpool) – além dos três finalistas. Os 14 nomes foram indicados por um colégio de ex-jogadores notáveis montando pela Fifa. A votação final ocorreu entre os treinadores e capitães das seleções nacionais, além de jornalistas representantes de cada federação. O público também participou da eleição através do site oficial da entidade, com votação aberta até o dia 3 de fevereiro. O prêmio da Fifa, que chegou a ser unificado com a Bola de Ouro, vai para sua sétima edição com o atual nome. Cristiano Ronaldo e Lewandowski são os maiores vencedores, com dois cada. Modric e Messi também já venceram. A Fifa realiza sua premiação oficial desde 1991. Entre 2010 e 2015, houve a unificação com a France Football antes da criação do atual The Best. Somando todos os troféus, Messi é quem mais foi premiado, com seis. Veja a lista abaixo:
Neymar e Vini Jr. entre os 14
Melhores jogador do mundo segundo a Fifa
Fifa Ballon d’Or
Fifa The Best
Maiores vencedores
Ronaldo – 3 vezes (1996, 1997 e 2002)