Correio de Carajás

Asdrubão ganha mais uma etapa, mas sem data para inauguração

Arena Itacaiunas, batizada de Asdrubal Bentes, não tem previsão para fim das obras e inauguração

O sonho da nova Arena Municipal Asdrúbal Bentes, o Asdrubão, entra em mais uma etapa, mas ainda não se sabe quando será liberado para a prática esportiva.

Esta semana, o estádio está recebendo seixo e areia, usado na drenagem do novo gramado. Depois disso, a próxima etapa deve receber areia preta e grama.

O estádio que fica na Vila São José, a 8 quilômetros de Marabá, e começou a ser construído em agosto de 2010, na gestão do então prefeito Maurino Magalhães. Mas as obras foram paralisadas antes de terminar seu governo por problemas com prestação de contas e repasse de contrapartidas. O estádio deveria atingir a capacidade de 20 mil pessoas e estava orçado inicialmente em R$ 35 milhões.

Leia mais:

Treze anos depois, a expectativa da comunidade que acompanha o futebol marabaense é muito grande em torno do novo estádio. Apesar de ter uma construção bem maior que o velho Zinho Oliveira, a capacidade esperada para essa primeira etapa é de cerca de 3 mil espectadores, pois será liberada apenas uma das etapas, mas desafogava bastante o atual estádio.

Uma equipe da Federação Paraense de Futebol chegou a visitar, ainda em 2019, o Asdrubão, para verificar se está tudo legalizado para o torneio paraense de futebol quanto às normas, acessibilidade, segurança, iluminação entre outros requisitos.

No novo estádio, a equipe foi apurar o andamento da obra. A equipe da Federação Paraense de Futebol ficou de passar um relatório para a engenharia da Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas) com a finalidade de apontar os requisitos básicos para que os jogos aconteçam, de acordo com padrões da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Na época, o andamento era considerado avançado nas obras, pois foram realizados serviços de alvenaria, reboco, parte elétrica, muro, hidráulica, filtros, sumidouros e fossas, mas quase três anos depois a obra perece ter dado uma paralisada e agora teve uma retomada mais forte.

A reportagem procurou saber da Ascom da Secretaria de Obras sobre detalhes do andamento da obra do novo estádio, mas até a publicação ainda não teve um retorno.