Mudança no Fórum
O Fórum da Comarca de Marabá tem nova diretora desde ontem (6), com a designação para a função da juíza de direito Adriana Divina da Costa Tristão. Ela é titular da 1ª do Juizado Especial Cível e a acumulação da função administrativa não conflita. Ela substitui nessa incumbência o colega Marcelo Andrei Simão Santos, que respondia desde 2016.
Distrito Industrial
Leia mais:A Sinobras, no Distrito Industrial de Marabá, confirmou ter lançado no último dia 30 de janeiro a capacitação do projeto Crescer, que disponibiliza treinamento de formação para a população local. O lançamento aconteceu com o curso de laminação, totalmente gratuito e voltado para jovens de Marabá acima de 18 anos e colaboradores da siderúrgica. A iniciativa nasce da parceria da indústria com o Senai Pará e tem o objetivo de proporcionar conhecimento e habilidades técnicas nas operações do processo de laminação, reforçando o compromisso com desenvolvimento da região e fortalecendo a operação com mão de obra qualificada. Os participantes do curso terão direito a certificação e as disciplinas serão ministradas por facilitadores do Senai e por gestores da área de laminação da Sinobras.
Concurso
As inscrições para o concurso público da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) começaram na manhã desta segunda-feira (6). São ofertadas 25 vagas de contratação imediatas, mais cadastro de reserva, para analista de defensoria, em várias áreas de formação. A remuneração inicial é de R$6.911,84, mais gratificação. É possível se inscrever até 7 de março de 2023, no site da organizadora do certame, a Legalle Concursos. A taxa de inscrição será de R$ 100. O edital sobre as vagas foi publicado na sexta (3). Segundo a DPE, o último concurso para admissão de servidores públicos no órgão foi feito em 2008.
Escalpelamento
Em pouco mais de dois anos, de janeiro de 2021 até o final de janeiro de 2023, o Pará registrou 22 casos de escalpelamento, lesão causada por avulsão parcial ou total do couro cabeludo, decorrente, principalmente, de contato acidental dos cabelos longos com motor de eixo rotativo. O balanço é da Marinha do Brasil. Para combater esse tipo de acidente em regiões do Pará, a Marinha inciou nesta segunda-feira novas ações de enfrentamento e prevenção nos municípios de Muaná, Abaetetuba e Igarapé-Miri.
Escalpelamento II
O público-alvo participa de atividades como palestras; instalação gratuita de coberturas de eixo de motor de embarcações; e distribuição de toucas de proteção para os cabelos e panfletos educativos. A atividade será realizada até o dia 16 de fevereiro. No Pará, os municípios da ilha do Marajó apresentam maior incidência de acidentes de escalpelamento, sendo 15 casos em 2021, 6 casos em 2022 e 1 caso neste ano de 2023, segundo balanço da Marinha.
Novo prefeito
No domingo, (5), o município de Viseu, localizado no nordeste paraense, elegeu novo prefeito e vice-prefeito para a cidade. Com votação tranquila e apuração rápida, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) oficializou o resultado 39 minutos após o encerramento da votação. Finalizada a votação, foram emitidos os boletins de urna e teve início a apuração para a totalização dos votos, contabilizados de maneira oficial pelo Sistema Gerenciamento da Totalização Oficial (SISTOT), desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Novo prefeito II
Foi eleito para o cargo de prefeito o candidato Cristiano Vale (PP), da coligação “Voltando pra Cuidar da Gente”, e para o cargo de vice-prefeito o candidato Mauro da Serra, com 54,21% dos votos válidos (17.754), para um mandato que vai até o dia 31 de dezembro de 2024. A data limite para a diplomação dos eleitos é o dia 3 de março. Ainda não há uma data fixada pelo TRE do Pará em razão dos julgamentos das prestações de contas que também devem ocorrer até o dia 3 de março desse ano.
Votação
Um total de 33.270 pessoas compareceram às urnas em Viseu, o que equivale a 70,88% do eleitorado. O número de abstenções foi de 29,12% (13.670) e os votos nulos totalizaram 1,18% (391 votos); 0,39% foram em branco (131 votos). O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, esteve em Viseu e visitou alguns locais de votação no município acompanhado pela diretora-geral, Nathalie Castro. Para o presidente, todos os esforços empreendidos para a organização do pleito municipal foram muito válidos e a votação ocorreu dentro da normalidade.