Três pessoas vivendo em situação insalubre com mais de 60 animais domésticos em condição de maus-tratos. Esse foi o cenário encontrado por autoridades da área de saúde e segurança do município de Tucuruí esta semana. Os moradores foram direcionados a outros ambientes e os animais para um abrigo adequado.
A vizinhança denunciava a situação da família desde 2014. No local morava uma idosa de 70 anos, com quadro clínico de distúrbio mental, sua filha e uma criança. E mais de 60 animais domésticos, entre gatos, cachorros e aves. A situação geral era degradante. Muitos dos animais estavam amarrados e outros mortos foram encontrados dentro dos cômodos da casa.
Paulo Bonieck, secretário de Apoio a Segurança Pública, comandou a operação de resgate com o Corpo de Bombeiros, policiais militares e civis, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social e o Serviço Público de Saúde. “Era desumana a situação que encontramos ali”, diz o secretário Paulo.
Leia mais:A coordenadora da Vigilância em Saúde, Cecília Raniery, orientou a moradora a receber tratamento, que atendeu ao pedido. Ela foi encaminhada para o sistema de saúde pública. Enquanto a criança e a mãe estão recebendo aluguel social.
Os animais estão em tutela da União Protetora dos Animais de Tucuruí (UPAT), que fará avaliação dos gatos e depois serão colocados para adoção. (A. B.)