A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou informações, nesta sexta-feira (3), por meio do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, sobre o Boletim de Análise e Previsão Climática. Até o mês de abril, há previsão de chuvas acima do normal, em todo o território paraense, o que caracteriza o popularmente chamado inverno amazônico.
O Boletim dá informações e previsões climáticas baseadas na análise dos campos atmosféricos e oceânicos e ainda nos resultados dos modelos globais de previsão climática, entre outros parâmetros observados. A análise também monitora as cheias de rios no Estado.
Na previsão climática para o Estado está exposto que o acumulado de chuvas no trimestre, de fevereiro até abril, haverá predomínio de chuvas nas categorias acima do normal e muito acima do normal no extremo norte do Pará, incluindo a Região Metropolitana de Belém, e acima do normal entre a porção norte e central. Na faixa sul, onde está o município de Conceição do Araguaia, por exemplo, o acumulado do trimestre evidencia oscilação entre as categorias normal e abaixo do normal.
Leia mais:Os meteorologistas da Semas destacam também, no monitoramento de cheias das principais bacias hidrográficas do Pará, que o município de Marabá, na região do sudeste do Pará, com nível atual em torno de 8,30 metros, está na categoria de atenção para inundação. Neste local, estima-se que entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março a cota de alerta de 10 metros seja atingida, mas não apresenta condições para ocorrência de cheias históricas acima de 12 metros.
Fevereiro – No prognóstico de precipitação para este mês de fevereiro há indicativo de chuvas acima do normal em grande parte das porções central e norte do estado. A exceção fica para o sul do Pará e uma área entre o Baixo Amazonas e o oeste do Marajó, que devem apresentar chuvas na categoria normal. Não se descartam pontos isolados no sul do estado com chuvas na categoria abaixo do normal.
Os meses de março e abril terão chuvas na categoria acima do normal, que deverão prevalecer na porção norte do estado. O extremo Sul do Pará deve oscilar entre chuvas nas categorias normal e abaixo do normal.
(Agência Pará)