A competição mais democrática do futebol brasileiro já possui data para o sorteio dos confrontos. A Copa do Brasil 2023 irá sortear os times e definirá os jogos e o chaveamento na próxima segunda-feira (6). Quatro paraenses estarão na disputa da competição, Remo, Paysandu, Tuna Luso e Águia de Marabá, porém, o Papão, campeão da Copa Verde, possui o direito de entrar somente na terceira fase do torneio.
A Copa do Brasil está prevista para iniciar no dia 22 e fevereiro e terá a presença de 92 equipes de todas as divisões do futebol brasileiro. Os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e da Série B, entrarão na terceira fase, assim como todos os clubes que estão na Copa Libertadores da América.
Remo
O sorteio será dividido por potes e o Remo, atual campeão do Parazão, está no Pote C. O Leão Azul pagará algum time do Pote G. O clube paraense está mais bem colocado que os clubes do Pote G, por isso, jogará fora de casa, mas terá a vantagem do empate para avançar de fase.
Leia mais:Os times do pote G são:
- São Bernardo-SP
- Vitória-ES
- Nova Mutum
- Pacajus
- Tuntum
- Caucaia
- Real Ariquemes
- Maringá
- Operário-MS
- Marília
Tuna
A Tuna Luso Brasileira é outra equipe paraense na competição. A Lusa faz parte do Pote E e terá que vencer, pois o clube cruzmaltino terá confronto com um time do Pote B, que são bem melhores classificados no ranking nacional de clubes da CBF.
Os times do pote B são:
- Juventude
- Vasco
- Coritiba
- Chapecoense
- Avaí
- CRB
- CSA
- Vitória-BA
- Vila Nova
- Ponte Preta
Águia de Marabá
O terceiro representante paraense que estará na primeira fase da Copa do Brasil é o Águia de Marabá. O Azulão está no Pote H e terá adversários do Pote D e jogará em casa, precisando vencer para avançar de fase.
Os times do pote D são:
- ABC
- Ituano
- Manaus
- Volta Redonda
- Ypiranga-RS
- Ferroviário
- Botafogo-PB
- Santa Cruz
- Brasiliense
- América-RN
Veja todos os potes da primeira fase da Copa do Brasil 2023
- Pote A: Santos, Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Goiás e Cuiabá.
- Pote B: Juventude, Vasco, Coritiba, Chapecoense, Avaí, CRB, CSA, Vitória-BA, Vila Nova e Ponte Preta
- Pote C: Sampaio Corrêa, Guarani, Criciúma, Operário-PR, Londrina, Náutico, Remo, Tombense, Brasil-RS e Brusque.
- Pote D: ABC, Ituano, Manaus, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Ferroviário, Botafogo-PB, Santa Cruz, Brasiliense e América-RN.
- Pote E: Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA, Sergipe e Ceilândia.
- Pote F: Trem União Rondonópolis, Real Noroeste, Retrô, Marcílio Dias, Tuna Luso, Fluminense-PI, São Luiz, Nova Iguaçu e Humaitá.
- Pote G: São Bernardo, Vitória-ES, Nova Mutum, Pacajus, Tuntum, Caucaia, Real Ariquemes, Maringá, Operário-MS e Marília.
- Pote H: Cordino, Parnahyba, Resende, Athletic, Democrata-GV, Camboriú, Águia de Marabá, Falcon, Princesa do Solimões e São Francisco-AC.
(Fonte: O Liberal/Fábio Will)