Correio de Carajás

Repórter Correio

Governo do Pará

Por meio de suas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou 34 nomes que representam parte dos seu secretariado para este segundo governo. Os nomes estão distribuídos em secretarias, fundações, entre outros órgãos. Entre os novos nomes está o da líder indígena Puyr Tembé, atual presidente da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Fepipa). A indígena vai assumir a recém-criada secretaria de Povos Originários. Nas funções mais próximas ao governador, Casa Civil e Chefia de Gabinete, ficaram Luiziel Guedes e Carlos Kayath, respectivamente.

Governo do Pará II

Leia mais:

Entre os nomes que permanecem nos cargos estão: René Sousa – Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa); Ricardo Sefer – Procuradoria Geral do Estado (PGE); Elieth Braga – Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad); Vera Oliveira – Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Adler Silveira – Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Bruno Kono – Instituto de Terras do Pará (Iterpa) Rômulo Rodovalho – Secretaria de Saúde (Sespa) e Uálame Machado – Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Mais secretários

Igor Normando, deputado estadual, vai se licenciar para assumir a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac); Evandro Garla – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); Ruy Cabral – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop); Mauro O’ de Almeida – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Cássio Andrade – Secretaria de Esporte e Lazer (Seel); Rossieli Soares – Secretaria de Educação (Seduc); Giovanni Queiroz – Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap); Paulo Bengtson- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Eduardo Costa – Secretaria de Turismo (Setur).

Assembleia

A 61ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) teve início nesta quarta-feira (1º) e o deputado Chamonzinho (MDB), parlamentar aqui da região de Carajás, é cotado para assumir como presidente da mais importante instância de tramitação da Casa, a Comissão de Finanças e Orçamento. É o que está acordado entre os partidos da Casa e deverá ser ratificado em votação. O MDB é uma das principais legendas da Alepa para a Legislatura e tem em Chamonzinho um de seus principais nomes.

Assembleia II

Chamonzinho chega a este novo mandato como o deputado estadual mais bem votado nas eleições de 2022 (109.287 votos), no MDB, partido do governador Helder Barbalho. A comissão é responsável por discutir o orçamento estadual.

Na Mesa

Também é de se destacar que outro deputado aqui da região, Aveilton Souza (PL) entrou na composição da Mesa Diretora da Alepa, como 4º secretário, por indicação do seu partido.

Curionópolis

Em mensagem em vídeo aos servidores do Município de Curionópolis, a prefeita Mariana Chamon confirmou que os salários do mês de janeiro já estariam nas contas dos trabalhadores neste dia 1º de fevereiro. Desta forma, o Governo Municipal vem mantendo a tradição de facilitar a organização financeira dos servidores, enquanto muitos outros municípios enfrentam dificuldades para fazer frente a sua folha salarial nos primeiros dias de cada mês.

Educação

“Quero enfatizar também aos nossos professores, que já recebem acima do piso nacional, que o salário de janeiro já será depositado nas contas com a correção inflacionária. Isso é valorização dos nossos servidores”, disse, no comunicado, a prefeita, num recado também direto aos educadores.

Bispo auxiliar

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o padre Paulo Andreolli, missionário xaveriano, como bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará (PA). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo auxiliar da arquidiocese de Belém. Padre Paulo Andreolli, nascido no dia 16 de dezembro de 1972, fez a primeira profissão religiosa, aos 21 de agosto de 1994, e a profissão perpétua no dia 5 de março de 2000. No dia seguinte foi ordenado diácono. Foi ordenado presbítero no dia 17 de setembro do mesmo ano. Atuou por nove anos em paróquias e dez anos na animação missionária vocacional.

Bispo auxiliar II

Possui pós-graduação em Espiritualidade e Acompanhamento Espiritual, pela faculdade da Itália Setentrional, de Milão. De 2000 a 2007 desenvolveu a animação missionária e vocacional e foi membro da coordenação de conselhos missionários paroquiais em uma área pastoral da diocese de Milão. No Brasil, de 2007 a 2013, foi vigário paroquial na paróquia de São Félix do Xingu (PA), na prelazia do Xingu. Foi pároco na paróquia Tucumã, na mesma prelazia, de 2013 a 2017.