Correio de Carajás

Campeão mundial de esqui morre após avalanche no Japão

Americano foi pego junto com outro homem em deslizamento em Nagano, no Japão, no domingo (29); morte foi confirmada por sua família

Foto: Getty Images

Kyle Smaine, americano ex-campeão mundial de esqui halfpipe e esquiador profissional, morreu aos 31 anos em uma avalanche no Japão, no domingo (29). A morte foi confirmada pela família e pelo fotógrafo Grant Gunderson, que fazia parte do grupo de esquiadores austríacos e americanos apanhados na avalanche no Monte Hakuba Norikura, na província de Nagano.

De acordo com o relato de Gunderson, a avalanche teria sido provocada por um esquiador de um outro grupo, soterrando Kyle, um outro homem que morreu e um terceiro esquiador que estava com eles, identificado como Adam, que ficou soterrado por 25 minutos e sobreviveu. “Kyle foi lançado 50 metros pela rajada de ar, enterrado e morto”, lamentou o fotógrafo em seu Instagram.

“Outro grupo na área composto por dois guias de montanha canadenses e 4 ou 5 médicos/enfermeiros de emergência, realizaram o resgate. Os médicos fizeram tudo o que puderam por Kyle e o outro esquiador”, disse ele. “Ouvimos o estalo. Percebemos: ‘É grande’. Começamos a correr e fomos atingidos”, contou Adam, o esquiador que sobreviveu, ao Mountain Gazette.

Leia mais:

Smaine ganhou o ouro no Campeonato Mundial de Esqui Freestyle e Snowboard de 2015, abandonou as competições internacionais em 2018. A embaixada dos EUA em Tóquio disse estar “ciente do incidente na prefeitura de Nagano e está em contato com as autoridades relevantes para fornecer toda a assistência apropriada”.

Atletas do esqui prestaram suas homenagens a Kyle. “Todos nós fizemos isso por Kyle esta noite”, disse o bicampeão olímpico de esqui halfpipe David Wise no domingo, após sua vitória nos X Games. “É um dia um pouco emocionante para nós. Perdemos um amigo”. afirmou.

(Fonte:Quem)