Correio de Carajás

Jacundá inicia combate ao mosquito Aedes Aegypti

Foto: Divulgação

Mais de três caminhões carregados de pneus foram recolhidos esta semana no município de Jacundá. A iniciativa tem como objetivo combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

“Recolhemos mais de três caçambas de pneus abandonados em uma borracharia e em outros pontos da cidade. Consideramos ações em pontos estratégicos como padrão ouro no controle das endemias. Ainda há muito a ser feito, mas a população precisa assumir o papel dela no combate ao mosquito”, alerta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde. Lícia Souza.

Ela explica que foi iniciada uma campanha de limpeza em pontos estratégicos da cidade para combater a proliferação do mosquito. “Estamos em um período chuvoso e os casos de dengue voltaram a crescer”, informa.

Leia mais:

Em 2022, foram registrados 93 casos de dengue, e em 2019, houve apenas um caso de chikungunya; e o último caso de Zika ocorreu em 2018.

“Importante lembrar que os donos de estabelecimentos comerciais são responsáveis por cuidar de seus ambientes de trabalho assim como a população é responsável por cuidar de suas residências na eliminação de criadouros desse vetor”, explica.

Lícia ressalta que a coleta desses objetos é feita por meio de parceria com a Secretaria de Obras Infraestrutura e Serviços Urbanos (Semob).

O Departamento de Vigilância em Saúde recebe denúncias por meio do número WhatsApp: 94 99158-1541

(Antônio Barroso)