Correio de Carajás

Emissão de CNH em Marabá aumentou 37,4% em 2022

Somente em 2022 foram emitidas 61.238 novas CNHs no Detran de Marabá

Dados do Departamento de Trânsito (DETRAN) de Marabá mostram um aumento considerável de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no município. Em 2021 foram emitidos 44.568 documentos e em 2022 um total de 61.238. O crescimento de condutores aptos a contribuírem para a grande frota do trânsito de Marabá se deu devido ao período pós-pandêmico, que possibilitou que as pessoas voltassem à maioria de suas atividades normais.

Para aprofundar no assunto e trazer outros relacionados, o Correio de Carajás conversou com a supervisora da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Marabá, Ivonete Lira, que explicou que o órgão também recebe documentos referentes às carteiras de outras 11 agências diferentes, situadas nos municípios de Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás, Rondon, Jacundá, Itupiranga e São Geraldo do Araguaia.

No que diz respeito a Marabá, a responsável pelas emissões do documento explica que a sede, atualmente situada temporariamente no 2º piso do Partage Shopping, até o fim da reforma no antigo escritório, atende todos os processos, colocando-os em remessas, analisando e imprimindo no mesmo dia. Até o fim do expediente eles são enviados e recolhidos na manhã do outro dia pela agência estadual, em Belém.

Leia mais:
Responsável pelas emissões, Ivonete acompanha desde a entrada dos processos até a entrega das carteiras(Fotos: Evangelista Rocha)

Ivonete detalha passo a passo de como as CNHs são desenvolvidas devido à grande reclamação por parte da população acerca do tempo que leva até o documento estar pronto: “Além disso, muitos usuários dão entrada na carteira, mas não concluem o processo, não comparecem até a agência para ver as pendências. É fundamental que a pessoa procure o órgão para acompanhar o procedimento”, aconselha.

É importante ressaltar também a questão do atendimento antecipado do serviço de emissão. A supervisora do Ciretran diz que muitas pessoas possuem dificuldade para acelerar o procedimento através do site (https://www.detran-pa.org/ciretran-maraba-pa/), e-mail: css.serpro@serpro.gov.br pelo celular ou computador, ou até mesmo de ligar para o serviço exclusivo que existe de callcenter: 0800-728 2324 ou (94) 31982039.

Os serviços que podem ser adiantados dessa forma são a renovação da carteira, primeira habilitação ou mudança de categoria: “É preciso frisar que é importante que o condutor faça o agendamento prévio, pois trabalhamos aqui com o relatório de listagem de agendados e, às vezes, as pessoas vêm até o órgão sem estar agendadas e, assim, podem atropelar os pré-agendados, superlotando o local”, elucida, acrescentando que o horário de funcionamento é de 10h às 15h.

Muitas pessoas procuram o órgão sem estar agendadas, o que gera superlotação na agência

CARTEIRAS DIGITAIS

Com o surgimento das carteiras digitais, as físicas, que por acaso ainda possuem sua importância, ocupam um grande espaço na agência. Em uma sala de entrega dos documentos, Ivonete mostra a quantidade incontável de CNHs que nunca foram retiradas pelos seus donos.

Com a opção de CNHs digitais, as físicas, agora, lotam caixas na Ciretran

O motivo é simples. Com a facilitação de obter a documentação através do aplicativo de celular, os condutores acreditam que uma substitui a outra, entretanto, não é bem assim: “Nem sempre a pessoa terá acesso à internet para acessá-la. Outro motivo para se ter a carteira em mãos é que quando o documento vence, é necessário ter a CNH em mãos, pois é nela que existe o código de segurança que faz com que você atualize a digital com a nova validade”, esclarece Ivonete. (Thays Araujo)