O serviço do Disque-Censo 137 foi ativado nesta segunda-feira (16) em todas as cidades do Pará pela Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, quem ainda não foi visitado por um recenseador pode notificar o IBGE e agendar a visita.
O serviço é gratuito e estava disponível desde dezembro em 19 dos 144 municípios paraenses. Agora, está disponível em todos os locais ligando 137. O IBGE alerta que suas equipes não telefonam para nenhum domicílio.
As ligações feitas pela população são recebidas pelas equipes de atendimento do Centro de Apoio do Censo (CAC) e do 0800 721 8181, de segunda a sexta-feira, das 8h e 21h30.
Leia mais:O serviço não serve para preenchimento do questionário do IBGE e sim para agendar a visita do recenseador para o censo, pesquisa que ocorre a cada 10 anos com o objetivo de coletar dados que permitem traçar um retrato da população brasileira.
A partir dos dados coletados pelos recenseadores, é possível criar políticas públicas, assim como desenvolver pesquisas que são fundamentais para o crescimento do país.
Até o momento, 7 .400 milhões de pessoas foram recenseadas no Pará, o que equivale a 84,5% da população, e 1,91% pessoas recusaram participar do censo.
Como funciona:
Ao ligar para o 137, o usuário escuta a seguinte mensagem inicial:
“Olá, você ligou para o IBGE. Esse é um canal exclusivo para atendimento às pessoas que ainda não foram recenseadas pelo Censo 2022 (….). Antes de prosseguir, consulte em censo2022.ibge.gov.br os locais do país onde o serviço pode ser solicitado. Não deixe de verificar, também, se alguma pessoa que mora com você já respondeu ao questionário do Censo 2022. Se deseja continuar, digite a opção 1 e aguarde para ser atendido.”
Após essa primeira mensagem, é solicitado que o usuário informe seu endereço. Caso o sistema detecte que o endereço já foi recenseado, essa informação é passada ao usuário e o atendimento é encerrado. Caso o endereço conste como “não recenseado”, é feito o registro para que a área técnica acione um recenseador para ir ao local, em até 30 dias.
Caso o endereço conste como não recenseado, é feito o registro para que a área técnica acione um recenseador para ir ao local. O protocolo do atendimento é enviado por e-mail ou, caso o usuário não tenha e-mail, é informado o número para que possa anotar.
(Fonte:G1)