Correio de Carajás

Mãe veste os filhos de gari para ensaio fotográfico e exalta profissão

Ano passado, Catarina fez uma sessão de fotos grávida, também vestida com o uniforme de trabalho

Catarina com os filhos Esmeralda, Salomão, Pérola e João Márcio/ Fotos: Diego Costa

Há pouco mais de um ano, Catarina Chaves Vieira, 32 anos, estava grávida do quarto filho e realizou um ensaio fotográfico vestida de gari. “Fora do padrão”, como algumas pessoas falaram pra ela na época, o ensaio foi um sucesso e repercutiu de forma positiva na cidade.

João Márcio completou um ano no último dia 26 de dezembro, e pra comemorar a mamãe decidiu vestir toda a família com o uniforme de gari.

O ensaio foi realizado para celebrar o primeiro ano de vida do filho caçula

“Passo para os meus filhos que a gente tem que amar o que gosta de fazer, principalmente o nosso trabalho. Eu valorizo, amo e me dedico ao meu trabalho, porque a melhor coisa que tem é nosso emprego, não importa o que seja, sendo honesto, é tudo”, ensina Catarina, que além do caçula, é mãe de Esmeralda, 12 anos, Salomão, 8 anos, e Pérola, 5 anos.

Leia mais:

As crianças amaram a ideia de se vestir como a mãe. E a sessão de fotos, que aconteceu no Pontal Encontro dos Rios, no Cabelo Seco, foi feita pelo fotógrafo Diego Costa, que assim como da outra vez também fotografou Catarina.

“Diego, além de um profissional excelente, é um amigo maravilhoso. Topou mais essa ideia minha e as fotos ficaram lindas”, comemora.

O sustento dos quatro filhos vem do seu trabalho de limpeza pública da cidade. Catarina é contratada pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá e nas horas vagas lava roupas para ter uma renda extra.

Mesmo com todas as dificuldades, a mãe é grata por todas as conquistas e ajuda recebida. “Passei por um momento difícil, e com as fotos, ano passado, muita gente me ajudou e vem me ajudando”.

A segunda sessão de fotos de Catarina – e agora com os quatro filhos – é uma forma de representar a profissão e ‘fechar com chave de ouro’ o que ela diz ter sido o reconhecimento depois das fotos do ensaio grávida terem repercutido na cidade.

Além disso, é uma forma de dar visibilidade aos profissionais que atuam na limpeza das ruas.

Atualmente, cerca de 750 profissionais atuam na limpeza pública de Marabá. A eles, todo respeito e admiração da equipe do Correio de Carajás. (Ana Mangas)