Correio de Carajás

Velório de Pelé acontece na Vila Belmiro, em Santos

Pelé morreu no dia 29 de dezembro, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava de um tumor no cólon. Velório será feito na Vila Belmiro, o estádio do Santos, em cerimônia aberta ao público.

Caixão de Pelé é carregado até local do velório na Vila Belmiro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

O caixão com o corpo do Pelé entrou pelo gramado com o filho Edinho e seguranças do Santos Futebol Clube. Ao todo dez pessoas fizeram o cortejo, que iniciou pela lateral do campo e seguiu até o centro do gramado.

Momento marcante na Vila Belmiro. Por volta das 9h30 o caixão com o corpo do Pelé entrou pelo gramado da Vila Belmiro.

O caixão, na cor preta, com detalhes em prata foi colocado no centro do gramado, na estrutura montada para receber o Rei do Futebol. Alem da família, algumas autoridades também estavam presentes, entre eles o ex- Ministro Gilmar Mendes.

Leia mais:

Conforme anunciado, às 10h os portões da Vila Belmiro serão abertos para a entrada do público. No gramado foram montados dois acessos, um ao lado direito e um ao esquerdo, para que as pessoas possam se despedir do Pelé.

Caixão de Pelé entra em campo na manhã desta segunda-feira (2) para velório do ídolo na Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo.
Caixão de Pelé entra em campo na manhã desta segunda-feira (2) para velório do ídolo na Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo. (Foto: Daniela Rucio/ g1)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou no velório na Vila Belmiro, em Santos.

“Um momento muito triste, mas a gente também pode perceber o significado real desse símbolo e dessa lenda, que foi e que é e continua sendo o Pelé. Eu tive a oportunidade de conviver com ele, no governo Fernando Henrique Cardoso. Fizemos a Lei Pelé. E ele era de uma cordialidade, de uma simplicidade com todos”, disse ele.

Gilmar Mendes, do STF, comparece ao velório do Rei Pelé nesta segunda-feira (2), em Santos, no litoral de São Paulo.
Gilmar Mendes, do STF, comparece ao velório do Rei Pelé nesta segunda-feira (2), em Santos, no litoral de São Paulo. (Foto: Reprodução/ Carlos Abelha/ g1)

Cerca de 50 coroas de flores já estão na Vila Belmiro, em homenagem à Pelé.

Entre elas, a da Confederação Brasileira de Futebol, do Santos Futebol Clube, do jogador Neymar, do comentarista Galvão Bueno, do ex- jogador Romário, do Consul Geral da Coréia do Sul e do apresentador Silvio Santos.

Elas foram colocadas nas cadeiras da arquibancada do estádio, próximo onde está montada a estrutura que ficará o corpo do Pelé.

Coroas de flores de autoridades e celebridades são colocadas na Vila Belmiro, em Santos no litoral de SP, para velório do Rei.
Coroas de flores de autoridades e celebridades são colocadas na Vila Belmiro, em Santos no litoral de SP, para velório do Rei. (Foto: Alexsander Ferraz)

O 1º compromisso de Tarcísio de Freitas (Republicanos) como governador de São Paulo será em Santos, no velório do Rei Pelé. A previsão é que ele esteja no local por volta das 11h.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) discurso na cerimônia de posse no cargo de governador de SP, na Alesp, em 1 de janeiro de 2023.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) discurso na cerimônia de posse no cargo de governador de SP, na Alesp, em 1 de janeiro de 2023. (Foto: Divulgação/Secom/GESP)

Começam a chegar coroas de flores à Vila Belmiro. Os ornamentos estão entrando no estádio pelo portão 1 e ficarão nas cadeiras do lado oposto às cativas.

Coroas de flores para velório de Pelé chegam à Vila Belmiro, em Santos, no litoral de SP, nesta segunda-feira (2).
Coroas de flores para velório de Pelé chegam à Vila Belmiro, em Santos, no litoral de SP, nesta segunda-feira (2). (Foto: Anderson Firmino/ g1)

O casal Felipe Oliveira e Fabiana Silva vieram de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para vender água, refrigerante e salgadinhos na esquina das ruas Tiradentes e D. Pedro I, de frente para o início da fila para o velório.

“No domingo, estávamos no pedágio da Imigrantes, mas não estava rendendo. Aí viemos para cá às 3h30 para vender. Estamos esperançosos de que vai dar certo”, conta Felipe.

Casal Felipe Oliveira e Fabiana Silva vieram de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para vender água, refrigerante e salgadinhos na esquina das ruas Tiradentes e D. Pedro I.
Casal Felipe Oliveira e Fabiana Silva vieram de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para vender água, refrigerante e salgadinhos na esquina das ruas Tiradentes e D. Pedro I. (Foto: Ted Sartori)

O adeus ao Rei Pelé, na Vila Belmiro, também representa uma oportunidade de ganhar uma renda extra. É o que pensa o camelô Antônio Ferreira, de 32 anos.

Ele, que é da capital paulista, trouxe cerca de 500 camisas da Seleção, com alusão ao Rei do Futebol, incluindo a icônica bicicleta, o número 10 às costas e o nome do maior jogador de todos os tempos.

O preço? R$120. “Ainda não vendi muitas, as pessoas estão chegando agora à fila Espero que melhore”, diz o vendedor. Para eles, a chance de homenagear o Rei vale o preço. “Pelé é uma lenda. Representou o Brasil no mundo”.

Comerciante Antônio Ferreira viu uma chance de homenagear o Rei vendendo camisas da Seleção nos arredores da Vila Belmiro, em Santos, no litoral de SP, na manhã desta segunda-feira (2).
Comerciante Antônio Ferreira viu uma chance de homenagear o Rei vendendo camisas da Seleção nos arredores da Vila Belmiro, em Santos, no litoral de SP, na manhã desta segunda-feira (2). (Foto: Anderson Firmino/ g1)

(Fonte:G1)