Uma extensa programação marcou o aniversário de 75 anos de emancipação político e administrativa do Município de Tucuruí, na terça-feira (27). Entre as obras entregues na data, mais um trecho da nova orla da cidade, a qual foi projetada com paisagismo, pavimentação asfáltica, sistema de drenagem, iluminação, mirantes, farol, áreas de lazer com quiosques, calçadão, sinalização e estacionamento com pontos de acessibilidade. No palco da festa oficial, à noite, houve show do sertanejo Eduardo Costa.
A programação contou, ainda, com a presença de autoridades estaduais, como o governador Helder Barbalho e secretários, mais o deputado estadual Chamonzinho. Eles foram recepcionados pelo prefeito Alexandre Siqueira e a primeira-dama Andreia Siqueira, que em 2023 assume mandato de deputada federal pelo Pará.
Leia mais:À margem do Rio Tocantins, a orla urbanizada é uma das principais atrações turísticas da sede municipal, e uma área atrativa para atividades de lazer, turismo e cultura, disse Raimundo Mourão, que mora na cidade há quase 50 anos.
“Fiquei empolgado. Pela primeira vez depois dessa grande reforma, com material de primeira categoria, realmente essa parte baixa da cidade tem sido muito bem beneficiada. Primeiro a pracinha dos passarinhos, que estava abandonada, foi recuperada e ficou bonita, bem equipada, com material para educação física, e também o postinho de saúde, muito bem organizado. Aqui dispensa comentário. A praça ficou linda, o cais lindo mesmo, onde o pessoal se sente à vontade. Parabéns pela construção desse serviço. Com esse espaço aqui eu vou intensificar as minhas caminhadas”, contou Raimundo.
Emprego e turismo
Às margens de um dos mais importantes rios de potencial hidrelétrico do Brasil, a obra possibilitou a oferta de 112 empregos diretos na região, e garantiu, neste segundo trecho, a execução dos serviços de reconstrução e urbanização, fazendo com que o espaço proporcione qualidade de vida para os moradores e conforto e beleza aos turistas que visitam a Região do Lago de Tucuruí, e também aos que ajudaram a concretizar o projeto.
A obra foi viabilizada por um convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). O titular da Sedop, Ruy Cabral, destacou a importância desse investimento no município. “É muito importante a parceria que o governo do Estado tem feito com as prefeituras. Parcerias que viabilizam investimentos em saúde, cultura e mobilidade urbana, potencializando o turismo no Estado”, frisou o secretário.
Janela para o rio
A obra foi dividida em três fases, para abranger mais de 1,3 km de extensão da orla. Nesta terça-feira foi entregue o trecho com quase 460 metros, totalmente reconstruído.
Parceria
O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, frisou que a união entre Governo e Prefeitura é benéfica para a população. “Com certeza, hoje é um dia muito importante para a cidade de Tucuruí. Essa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado era o anseio de muitas décadas. Não havia essa sinergia. Com certeza, a população de Tucuruí é quem ganha com isso”, disse o gestor.
“Muito feliz em poder estar na cidade de Tucuruí neste momento, em que a parceria do governo do Estado com a Prefeitura permite com que a cidade possa ganhar este equipamento. Esta é a primeira etapa da orla do município, um novo ponto de encontro, de lazer, para qu
e as famílias de Tucuruí possam desfrutar da beleza do Rio Tocantins, do quão lindo é este novo cartão postal para a cidade”, ressaltou o governador Helder Barbalho.
A programação contou, ainda, com a presença de autoridades estaduais, como o governador Helder Barbalho e secretários, mais o deputado estadual Chamonzinho. Eles foram recepcionados pelo prefeito Alexandre Siqueira e a primeira-dama Andreia Siqueira, que em 2023 assume mandato de deputada federal pelo Pará.
À margem do Rio Tocantins, a orla urbanizada é uma das principais atrações turísticas da sede municipal, e uma área atrativa para atividades de lazer, turismo e cultura, disse Raimundo Mourão, que mora na cidade há quase 50 anos.
(Da Redação, com Ag. Pará)