Na tarde de domingo (25), feriado de Natal, Samuel Bulhões Sobrinho, o ‘Samuca’, de 47 anos, e Fredio da Silva Alves (foto acima), de 41, foram alvos de cumprimento de mandados de prisão durante rondas da Polícia Militar (PM) em Marabá. A primeira prisão ocorreu às 14h, no Bairro São Félix, e a segunda por volta das 17h30, na Vila Canaã, conhecida popularmente como ‘Vila do Rato’.
Samuel Bulhões tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara Cível e Empresarial de Xinguara e, após policiais serem informados de sua presença em Marabá, ele foi abordado no próprio carro, um Toyota Corolla cinza, enquanto dirigia pela Avenida Floriano Peixoto, próximo ao primeiro semáforo do Bairro São Félix.
Durante a abordagem, logo após os militares verificarem a identidade dele, Samuel afirmou não ter conhecimento do mandado e que seu advogado teria lhe informado que estaria tudo certo em relação ao processo que responde.
Leia mais:Ainda assim, foi algemado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. Foi constatado posteriormente que um mandado de prisão anterior teria sido cumprido contra ele em 7 de maio de 2020, mas a prisão foi revogada. No entanto, a prisão atual foi mantida porque o mandado ainda encontra-se no banco de dados.
O Correio de Carajás verificou que ele responde pelos crimes de estelionato, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e associação criminosa.
Fredio da Silva, por sua vez, teve o mandado de prisão expedido em 29 de de julho deste ano pela 2ª Vara Criminal de Parauapebas e foi abordado porque, segundo a PM, ele e um colega apresentaram atitude suspeita enquanto conduziam uma motocicleta pela Vila do Rato.
Ao ser identificado pela PM, foi constatado que o mandado de prisão tem caráter preventivo e decorre de decisão condenatória por tráfico de drogas, cuja pena inicial foi estipulada em cinco anos e dez dias de prisão em regime semiaberto.
Ele foi conduzido à delegacia e, posteriormente, será transferido para a Comarca onde responde ao processo. (Clein Ferreira – com informações de Evangelista Rocha)