O ano de 2022 será finalizado com um dos maiores eventos da modalidade Grau no Pará e que terá lugar em Marabá, nos dias 17 e 18 de dezembro. Nesta data, o 4º Marabá Radical Fest pretende reunir 300 praticantes com suas motocicletas na arena que será montada em frente ao Ginásio Renato Veloso, na Folha 16. É válido lembrar que a cidade já teve um grande evento desses em 24 de julho, no mesmo lugar, e foi sucesso de público.
A organização é da Associação dos Praticantes de Esportes Radicais de Marabá (Aprad) e de Thalisson Ribeiro. Ele destaca que os pilotos Lethycia Whelling e Waslei, este de Araguaína (TO), serão as grandes atrações nesse dia.
Além deles, estão confirmadas as seguintes equipes de praticantes do Grau: Equipe Grau Corte, de São Domingos; Saga Grau e Corte, de São Geraldo do Araguaia; Família Bololo; União do Grau, de Parauapebas; Grau e Arte Santa Fé e Grau Detona, de Itupiranga.
Leia mais:O público estimado nesses dois dias de evento é de 2 mil pessoas no evento que ainda promoverá uma arrecadação beneficente: 2 quilos de alimento não perecível vão garantir o acesso.
O Marabá Radical Fest, além das manobras radicais com moto, contará com exposição de carros antigos e rebaixados.
RECONHECIDA POR LEI
A modalidade de manobras com moto foi reconhecida este ano, de forma inédita, pelo Pará, como uma prática esportiva. A lei surgiu de um projeto do deputado estadual Wenderson Chamon, o Chamonzinho (MDB), na Assembleia Legislativa do Pará, que reconhece a prática de “stunt” (grau) como modalidade esportiva de motociclismo no Estado. Após a tramitação na Alepa, foi sancionada como lei pelo governador Helder Barbalho. Essa providência era uma luta antiga dos praticantes, que buscavam o reconhecimento.
A realização das manobras, que reúnem força e equilíbrio, ficou por conta dos praticantes do esporte que já possuem habilidade e muita técnica. (Da Redação)