Depois de ser adiada devido a um problema com a energia elétrica do prédio, a Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) teve início às 15h dessa quarta-feira (16), quando foram votados o presidente, o vice-presidente e os 1º e 2º secretários da Casa de Leis. Ao fim da votação, foram eleitos, respectivamente, Rafael Ribeiro (MDB), Zé do Bode (MDB), Francisco Eloécio (PRB) e Josivaldo da Farmácia (PP).
Apenas Zacarias Marques (PP) – que era o outro candidato – votou contra Rafael, que teve 14 dos 15 votos possíveis da Casa. Já para o cargo da vice-presidência, Zé do Bode teve 8 votos contra os 7 recebidos por Elias da Construforte (PSB).
Ainda no início da votação, Léo Márcio (PROS) retirou sua candidatura à presidência, de forma que apenas Rafael e Zacarias permaneceram na disputa. Após retiradas as outras candidaturas, Franscisco Eloécio foi eleito, por unanimidade, como 1º secretário. Josivaldo também foi candidato único, se elegendo como 2º secretário, com uma abstenção de Léo e um voto contrário de Zacarias, seu companheiro de sigla.
Leia mais:Em seu discurso, o presidente eleito Rafael Ribeiro citou um versículo da bíblia e fez agradecimentos ao deputado estadual Chamonzinho (MDB) – reeleito como o mais votado no estado – e também ao prefeito Darci Lermen (MDB) e ao deputado federal eleito Keniston Braga (MDB).
Agradeceu, ainda, ao vereador Aurélio Goiano (PSD), cujo voto desempatou a disputa contra o candidato Léo Márcio – que retirou sua candidatura depois do vereador do PSD votar em Rafael. Além disso, agradeceu cada vereador pelos votos e também lideranças sociais e religiosas.
Ao fim do discurso conciliador, desejou um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento e fortalecimento do Município de Parauapebas. O vereador cumprirá o mandado na presidência da Câmara durante o biênio 2023-2024, substituindo o atual presidente Ivanaldo Braz (PDT). (Clein Ferreira)