Correio de Carajás

Ex-auxiliar de Galvão volta ao Águia como técnico

Mathaus já atuou no Águia em 2021. Agora, está de volta como técnico da equipe

No meio da tarde desta quarta-feira, 16, a diretoria do Águia de Marabá anunciou a contratação de Mathaus Sodré como técnico da equipe para a disputa do Campeonato Paraense 2023. O treinador chega ao clube dia 25 deste mês. Os atletas já estão sendo contratados e deverão se apresentar ao comando da equipe por volta do dia 10 de dezembro, para início da pré-temporada.

Mathaus Sodré é natural de São Paulo, capital, e teve a primeira passagem pelo Azulão em 2021, como auxiliar técnico de João Maria Galvão. Ele tem um currículo invejável atuando em vários times no cenário nacional e internacional. Iniciou sua carreira de auxiliar técnico na Portuguesa Paulista, atuando em várias categorias, desde o sub 15 ao profissional.

Ele destacou-se no cenário nacional e recebeu uma proposta para ser auxiliar técnico de um time da China, o Zhejiang Yiteng (evite pronunciar para não morder a língua), que na época disputava a segunda divisão do Campeonato Chinês. O convite veio do ex-jogador do Santos, atualmente auxiliar técnico do Palmeiras, Maurício Copertino.

Leia mais:

Regressou ao Brasil, onde foi auxiliar técnico do time profissional e treinador sub-20 do Oeste Paulista, na Série B do Brasileirão, onde conheceu Gesiel Pasiani (preparador físico que bate cartão no Águia há alguns anos), que por sua vez o indicou para a diretoria do Águia de Marabá. Logo que chegou, ele agradou o treinador, conquistou o respeito dos jogadores e a diretoria se derrete em elogios a Mathaus.

Agora, volta ao time na condição de xerifão da beira do gramado, devendo indicar alguns nomes de atletas do Sudeste para vestir a camisa do Águia de Marabá.

A diretoria tentou buscar um nome de fora do Campeonato Paraense. Até mesmo Wando, que comandou a equipe no início deste ano, chegou a ser especulado, mas acabou não vingando.

A Federação Paraense de Futebol (FPF) definiu nesta segunda-feira, 14, a composição dos grupos para a primeira fase do Parazão 2023, que terá início no próximo dia 21 de janeiro.

Os 12 clubes classificados para a edição de número 115, foram divididos em três grupos de quatro membros, mas a forma de classificação à fase seguinte foi alterada, conforme escolha dos clubes, e agora os classificados serão definidos de forma geral.

Para este ano, Clube do Remo, Paysandu e Tuna Luso foram os cabeça de chave, obedecendo o critério de classificação do último Parazão, onde os azulinos foram os campeões, seguidos do Papão e da Águia em terceiro. Os demais times foram colocados em potes, que foram sorteados para compor os grupos.

A região de Carajás terá nessa edição do Parazão três times: Águia, Independente e Itupiranga. Veja os grupos em que cada equipe ficou e o primeiro confronto.

Primeira rodada

Remo x Independente

Vice da Série B x Caeté

Itupiranga x Tuna Luso

Paysandu x Bragantino-PA

Tapajós x Campeão da Série B

Castanhal x Águia de Marabá

(Ulisses Pompeu)

 

 

RESUMO DA CARREIRA de MATHAUS

 

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS – AUXILIAR TÉCNICO SUB-20

2014 – Campeonato Paulista

2015 – Campeonato Paulista

2015 – Copa São Paulo De Futebol Júnior

2016 – Copa São Paulo De Futebol Júnior

 

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS – TREINADOR SUB-15

2016 – Campeonato Paulista

2017 – Campeonato Paulista

2017 – Copa Brasil x Japão

 

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS – TREINADOR SUB-17

2017 – Campeonato Paulista

 

ZHEIJIANG YITENG (CHINA) – ASSISTANT COACH

2018 – China League One

 

ZHEIJIANG YITENG (CHINA) – COACH

2018 – China League Team B

 

OESTE FUTEBOL CLUBE – AUXILIAR TÉCNICO

2020 – Campeonato Brasileiro Série B

 

OESTE FUTEBOL CLUBE – TREINADOR SUB-20

2020 – Campeonato Paulista

 

ÁGUIA DE MARABÁ FC – AUXILIAR TÉCNICO

2021 – Campeonato Paraense