A Conexis Brasil Digital, entidade que representa as empresas de telecomunicações e de conectividade no país, divulgou a lista dos municípios, com mais de 200 mil habitantes, que se destaca no que se refere a “ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas e fibra óptica”. Marabá ocupa a 30ª colocação, sendo a segunda melhor cidade do Estado do Pará, perdendo somente para o município de Castanhal que ficou em 27º lugar.
O levantamento, chamado Cidades Amigas do 5G, avaliou informações sobre legislação, burocracia, prazo e efetividade para a implantação de infraestrutura de telecom.
A primeira colocada geral no ranking foi a cidade de Ponta Grossa (PR), seguida de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Leia mais:Dentre as capitais da Região Norte, Manaus (AM) foi destaque, ficando em 24º lugar. Belém, capital do Estado do Pará, ficou em 118ª colocação, e em último lugar da lista geral ficou a cidade de Palmas (TO).
O documento traz os principais problemas encontrados nas cidades que ficaram nas piores colocações, como: restrições para a instalação de infraestrutura; exigência de licença ambiental de forma geral, ao invés dos casos previstos em lei; exigência de vários documentos para a aprovação da instalação de antenas; demora de 6 a 12 meses para emitir autorizações, entre outros fatores.
De acordo com o presidente da Conexis, essa adequação é essencial para a expansão do 5G, que vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G. (Ana Mangas)