Correio de Carajás

Repórter Correio

Tentativa de homicídio

Nem um logradouro que leva o nome de “Praça da Criança” passa incólume à ação criminosa em Marabá. Já era noite de ontem (7), por volta das 20 horas, quando um homem foi alvejado a tiros naquele local. A ocorrência foi atendida pela VTR 9828 da Polícia Militar e a vítima, ainda com vida, foi socorrida ao Hospital Municipal logo em frente. O alvo dos tiros foi Leão Simões de Oliveira, 58 anos, morador do bairro Km 7.

Tentativa de homicídio II

Leia mais:

O atirador foi descrito por testemunhas como sendo um moreno, acima do peso, com barba fechada, camiseta cinza e de calça jeans e que o mesmo fugiu do local à pé, correndo pela avenida VE-3 em sentido ao Km 7. A filha da vítima, em contato com os policiais, disse desconhecer quem tivesse rixa ou motivos para tentar matar Leão. Até o fechamento da edição, a vítima encontrava-se aguardando cirurgia e seu estado era bem delicado.

Manifestações

Mesmo tendo passado o “Dia D” ontem do fechamento de empresas do comércio e concentração em frente ao 52º BIS, os manifestantes que pedem para serem chamados de “patriotas” e não de “bolsonaristas”, demonstraram interesse em manter a vigília. Agora já não estabelecem data para o fim dos protestos e seguem acreditando, com base em vídeos e prints de celular de origem duvidosa, que a qualquer momento o Exército vai tomar o poder, ou como dizem: intervenção federal.

Relatório do EB

O Ministério da Defesa informou que vai encaminhar nesta quarta-feira (9) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório de fiscalização do sistema eletrônico de votação elaborado por técnicos das Forças Armadas. Os militares fazem parte da comissão de transparência criada pelo próprio TSE para fiscalizar as eleições, que foram encerradas no dia 30 de outubro. Com fim do pleito, outras entidades também entregaram à Justiça Eleitoral suas conclusões sobre o processo eleitoral. Na semana passada, a missão internacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concluiu que as eleições brasileiras ocorreram de forma segura e confiável.

Manifestações II

A resistência é regada a muita carne, água e outros mantimentos doados entre o empresariado de Marabá e região. O plano de adesão de todo o comércio não teve êxito, mas muitas empresas aderiram e ainda enviaram seus funcionários à manifestação. Segundo os coordenadores, foram pelo menos 250 empresas, embora a lista de Marabá tivesse pouco mais de 100. A grande maioria das empresas eram do setor de produtos agropecuários.

Ministério Público

O corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, determinou a instauração de Reclamação Disciplinar para apurar a conduta de uma procuradora de Justiça do Ministério Público do Pará diante de postagens veiculadas em redes sociais exortando o descumprimento de ordem judicial emanada do Supremo Tribunal Federal (STF), no tocante à desobstrução de vias públicas por manifestantes contrários ao resultado do último pleito eleitoral para presidente da República.

Ministério Público II

É de competência da Corregedoria Nacional do Ministério Público receber e apreciar reclamações relativas aos membros do MP e de seus serviços auxiliares, por força do artigo 130-A, § 3º, inciso I, da Constituição da República. Já o artigo 74 da Resolução CNMP nº 92/2013 (Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público), disciplina que a Reclamação Disciplinar é o procedimento investigativo de notícia de falta disciplinar atribuída a membro ou servidor do Ministério Público.

Cancelados

No próximo dia 10 de novembro o Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) vai divulgar os nomes dos 1.739 aposentados e pensionistas que tiveram os benefícios cancelados definitivamente por não compareceram ao recadastramento previdenciário obrigatório. Na publicação, que será feita no Diário Oficial do Estado, também estarão incluídos os 1.001 segurados que estão com o pagamento dos proventos suspensos, porque não finalizaram a atualização de dados, por falta de documentos.

Cancelados II

Esses segurados precisam regularizar a situação até 10 de fevereiro de 2023, para evitar o cancelamento definitivo do benefício, comparecendo às unidades de atendimento do Igeprev na capital e no interior, de 8h às 15h, sem necessidade de agendamento, ou às unidades móveis do órgão previdenciário. 43.033 aposentados e pensionistas, que realizaram o recenseamento no prazo previsto e seguem ativos na folha de pagamentos.