Sob um clima de sol e calor, o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) finaliza os reparos do maior cemitério da cidade, situado na Folha 29, para o Dia de Finados, celebrado na próxima quarta-feira (2). A limpeza da igreja e a pintura do meio-fio do local têm sido finalizados nesta segunda-feira (31).
A reportagem do Correio conversou com o administrador do cemitério, Antônio Ferreira, que contou que a expectativa para o número de visitas deste ano, após o hiato da pandemia, é de 40 mil pessoas durante todo o dia. Mas ele esclarece que os dias que antecedem e sucedem à data de grande emoção e nostalgia, também contam com muitos visitantes, já que uma parte prefere não enfrentar o grande tumulto de praxe da data.
Além disso, há alguns dias, famílias também já têm marcado presença para a organização dos jazigos com flores, usadas para decorar e homenagear os entes sepultados e até materiais de limpeza para a manutenção das sepulturas do local que funciona desde 1979.
Leia mais:O cemitério, que possui cerca de 50 mil pessoas sepultadas, abrirá os portões às 6h e não terá horário para fechar. “Enquanto tiver pessoas aqui dentro, nós estaremos abertos, só fecharemos após o último visitante ir embora”, diz Antônio. Este ano, seguindo as tradições, também haverá uma missa na capela dentro do local que homenageará todos os que deixaram saudade.
Além do Cemitério da Saudade, na Nova Marabá, o município conta ainda com um cemitério no São Félix, outro em Murumuru, o São Miguel (na Velha Marabá), o Jardim da Saudade (Núcleo Cidade Nova), o Parque Municipal (recentemente inaugurado na Nova Marabá) e o Parque das Flores, único campo santo particular da cidade, localizado na BR-230, sentido Marabá-Itupiranga. (Thays Araujo)