Correio de Carajás

Ariranha ameaçada de extinção é levada de avião de Marabá a São Paulo

Caroço’: A ariranha no Aquário de São Paulo, seu novo refúgio (Crédito: Divulgação)

Uma ariranha (Pteronura brasiliensis), maior espécie de lontra do mundo foi enviada para novo habitat no final de semana, tendo sido transportada de avião de Marabá (PA) para São Paulo (SP). O animal seguiu para a capital paulista, com o objetivo de reproduzir com uma ariranha fêmea que já se encontra no Aquário de São Paulo. A empresa aérea Latam fez o transporte sem custos, dentro do seu programa Avião Solidário.

O indivíduo, batizado de Caroço, foi transportado de Marabá para São Paulo/Congonhas nos voos LA3511 e LA4517, e chegou ao destino às 22h15 (hora local), do dia 29 de outubro. A instituição de origem do animal é o BioParque Vale Amazônia, localizado na Floresta Nacional de Carajás, município de Parauapebas, no sudeste do Pará. Caroço foi resgatado em setembro de 2020 pelo Instituto Natureza do Tocantins Naturatins e encaminhado à instituição paraense no mesmo mês, ainda muito filhote e em período de amamentação, onde recebeu os cuidados necessários para o seu crescimento.

O pareamento é recomendado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e faz parte do programa de manejo ex-situ de espécies ameaçadas juntamente com a AZAB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) para a conservação da espécie Pteronura brasiliensis, lontra gigante classificada como ameaçada de extinção.

Leia mais:

“Para este tipo de transporte, a Latam Cargo, empresa de transporte de cargas do Grupo Latam, utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado e segurança, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, onde uma posição é destinada para o acondicionamento da espécie, sempre visando seu conforto e redução do estresse causado pela viagem”, diz informe da empresa. A Latam, por meio de seu Avião Solidário, já beneficiou mais de 130 milhões de pessoas e 4.600 animais na última década.

OUTROS CASOS

Além do Caroço, no mês de setembro, o Avião Solidário da Latam realizou o transporte gratuito de outra ariranha da mesma espécie. Apelidada de Saraé, a fêmea saiu do Aquário de São Paulo com destino ao Zoológico de Brasília, também com o objetivo de reprodução.

O Avião Solidário existe há mais de 10 anos e é um dos mais importantes programas do Grupo Latam no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado.

“O programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da Latam para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais”, complementa o informe. (Da Redação, com Ascom Latam)