As vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) foram conhecidas na noite da última quinta-feira (20), em um evento no espaço Sebrae Delas, na Feira da Indústria do Pará (FIPA). O Prêmio visa estimular o empreendedorismo feminino, por meio de histórias inspiradoras de empreendimentos liderados por mulheres que se destacam em diferentes segmentos.
As empreendedoras Letícia Naira Martins Belarmino, de Belém; Franciele de Araújo Klock Martins, de Marabá; e Verônica Preuss, do município de Brasil Novo, foram premiadas nas categorias Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora rural, respectivamente. Elas receberam troféus, certificados e consultorias personalizadas do Sebrae.
Mais quatro mulheres foram premiadas em segundo e terceiros lugares, em duas das três categorias da premiação (Microempreendedora Individual e Pequenos Negócios), dos municípios de Castanhal, Monte Alegre, Marabá e Belém.
Leia mais:A diretora administrativa e financeira do Sebrae no Pará, Cássia Costa, reforça a importância da iniciativa. “Essa premiação representa o reconhecimento do potencial dessas empreendedoras e valoriza suas histórias à frente de seus negócios”, destaca a diretora.
“Todas estão de parabéns. Suas histórias inspiram e dão forças a outras mulheres a empreender, com seus exemplos de vida”, ressalta o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.
No Pará, 139 mulheres se inscreveram na premiação, ficando o estado em primeiro lugar no ranking da região Norte e ocupando a sétima posição nacional. A disputa na premiação continua, e o resultado final será anunciado no dia 23 de novembro, em Brasília.
As histórias paraenses foram avaliadas por uma equipe formada por funcionárias do Sebrae/PA: Milena Silva, Maryellen Pinto, Aldenora Lima, Cyani Damasceno, Daniela Ribeiro, Paula Couceiro, Rosana Viana, Mara Peres, Ana Paula Silva, Eliana de Miranda, Jacqueline Diniz e Eliana Leal. Algumas delas receberam os certificados pela atividade na cerimônia de premiação das vencedoras estaduais.
A cerimônia também contou com a presença do diretor técnico do Sebrae no Pará, Fabrizio Guaglianone; da presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald; da presidente do Conselho de Mulheres Empresárias da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Denise Araújo; da presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACP/PA, Izabela Araújo; do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FIEPA), Nilson Azevedo, na ocasião representando o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Sebastião Campos, empreendedores de vários segmentos e conselheiros e técnicos do Sebrae/PA.
Reconhecimento
Letícia Belarmino, proprietária da empresa Delale, destaca a importância do prêmio e do reconhecimento do trabalho de mulheres que empreendem. “Esse prêmio vem para mostrar que nosso trabalho e nosso esforço estão sendo valorizados. Ser mulher empreendedora é mais difícil ainda. Dá muito mais ânimo e gás para seguir nessa batalha”, frisa.
“É uma conquista. São anos empreendendo, e já até mudei de área. O Sebrae é um propulsor dos pequenos negócios. Ele nos leva a crescer cada vez mais”, pontua Franciele Klock, da empresa Atelier Brilha Maria.
“A mulher rural, normalmente, é negligenciada. Somos pessoas com potencial e poderosas e esse prêmio é a prova de que uma produtora rural pode ser uma empreendedora”, destaca a proprietária do empreendimento Kakao Blumenn Chocolate Artesanal, Verônica Preuss. (Fonte: Sebrae/Márcio Monteiro)