As cenas de um homem arrastando um cachorro amarrado com uma corrente no pescoço viralizou nas redes sociais e gerou revolta e indignação. O caso ocorreu na terça-feira, 25, na Avenida Brasil, setor Morumbi, em Tucumã, sul do Pará. Câmeras de segurança flagraram o autor do maus-tratos arrastando o animal doméstico, que não esboçava nenhuma reação, e o abandonando em um terreno baldio.
Aparentemente, o homem não sabia que estava sendo filmado. Após abandonar o cão, de porte avantajado, ele saiu correndo do local, enquanto o animal, supostamente desacordado, ficou amarrado em uma estrutura semelhante a uma carroceria de veículo.
Leia mais:A Associação de Proteção aos Animais de Tucumã (APATUC) resgatou o cachorro, que recebeu os cuidados necessários e está sob a guarda da entidade.
Nas redes sociais internautas manifestaram indignação com o caso de maus-tratos e abandono. “Triste como uma pessoa tem coragem de fazer isso. E é caracterizado crime ambiental”, comentou uma internauta. “É crime. Cadeia nele”, disse outra.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 18ª subseção Tucumã, através da Comissão de Defesa e Proteção aos Animais, em nota, lamentou os atos praticados e informou que comunicou a Delegacia de Polícia Civil e o Ministério Público para apuração dos fatos e adoção das medidas cabíveis. As equipes policiais já colheram depoimentos e realizam diligências para tentar identificar e localizar o homem.
Conforme o art. 32 da Lei nº 9.605/98, são criminosos os atos de abusos, maus-tratos e mutilação de animais. A penas é de multa, detenção de dois a cinco anos e a perda da guarda do animal. (Delmiro Silva)