Formado em Contabilidade, Rômulo Dias decidiu trocar o escritório e as planilhas para viajar pelo Estado do Pará e criar conteúdos sobre os lugares que visita para divulgar nas redes sociais.
Natural de Belém, o digital influencer – que também pode ser chamado de guia virtual – teve a ideia de criar uma página no Instagram após perceber que haviam poucas informações sobre o turismo do Estado na internet.
“Sempre gostei de viajar. Ia para outros lugares fora do Pará e ficava com saudade do calor, da culinária, da hospitalidade. Foi então que, em 2019, decidi criar uma página só sobre o Estado para que as outras pessoas, que assim como eu não conheciam a nossa diversidade, conhecessem. Nosso Estado é muito rico. Rico em cultura, lugares, experiências, culinária. E decidi divulgar nossa riqueza”, conta.
Foi partindo do princípio de gostar de viajar e conhecer o próprio Estado que Rômulo colocou a mochila nas costas e seguiu estrada. O ‘boom’ veio quase dois anos depois da criação da página, em meados de julho de 2021, após uma viagem para a Ilha do Marajó.
Leia mais:“Eu estava com apenas 7 mil seguidores. Já tinha quase dois anos da página e fiz essa viagem que foi a virada de chave. Produzi um material sobre o Marajó e esse vídeo viralizou. Bati 30 mil seguidores muito rápido. E aí, logo depois, em setembro, vim pela primeira vez à Marabá e Parauapebas. Quando retornei pra Belém produzi os vídeos que também viralizaram. Teve um vídeo que chegou a mais de 700 mil visualizações, e cresci mais de 20 mil seguidores, chegando aos 50 mil. Foram dois momentos bem marcantes da página”, relembra Rômulo.
Ele conta que o Pará é diferente dos outros lugares e que a experiência de conhecer o Estado é incrível. Foi então que decidiu, em junho deste ano, fazer uma expedição e conhecer os 144 municípios paraenses.
“Meu objetivo é mostrar, de uma forma diferente, mais dinâmica, as belezas e riquezas do Pará. Tento mostrar o local agregando um valor, então é algo diferente pra quem assiste como pra quem tem um espaço, como um restaurante, balneário. É um sistema que todo mundo sai ganhando de uma forma positiva. Consegui unir meu hobby de viajar com o meu trabalho. Sou contador, mas hoje já consigo ganhar dinheiro viajando. Eu agrego valor. Consigo mostrar algo que vai além, tento sair do comum. Essa é a chave do negócio. Hoje, nesse projeto da expedição, eu conto com o apoio de alguns patrocinadores mensais que abraçaram a ideia e tem alguns patrocínios pontuais”, conta.
Marabá é a cidade número 54 da expedição que Rômulo está fazendo por todo os Estado. E durante a parada ele aproveitou para conhecer o Museu Municipal Francisco Coelho e a Praia do Tucunaré, pela qual ficou apaixonado.
“Essa é a segunda vez que estou em Marabá, mas esse cenário aqui, esse rio, esse flutuante, é tudo novo. Vivenciar essa praia, esse pôr do sol, é tudo novo. Eu quero mostrar aquilo que eu realmente gosto, a minha essência, e isso aqui é lindo demais”, diz, encantado com o final de tarde apreciado do Rio Tocantins.
Durante a entrevista ao Correio de Carajás, Rômulo estava em uma casa flutuante e ficou maravilhado com tudo o que estava vivendo.
Questionado sobre o que o @visiteopara significa pra ele hoje, além de ser sua principal fonte de renda, Rômulo afirma que ter mais de 188 mil seguidores é uma grande responsabilidade, mas que hoje vê a página de uma forma diferente. “Quero mostrar a diversidade do Estado para os paraenses e para as pessoas de fora que querem conhecê-lo. Hoje a página atingiu outra pegada, que é de mudar a vida das pessoas. Tem cidades que chego e mostro determinado local que nem os próprios moradores conheciam. Então, meu objetivo é transformar a vida das pessoas e dos locais por onde passo. Mostrar a nossa riqueza”.
Depois de Marabá, Rômulo segue sua expedição pelo sudeste do Pará. “A meta é conhecer os 144 municípios e só voltar pra Belém depois”, finaliza. (Ana Mangas)