Correio de Carajás

Repórter Correio

Carro no meio do rio

No final da tarde de quinta-feira, 13, moradores registraram imagens de um veículo atolado na “Prainha do Meio”, como é conhecida uma ponta de areia que fica em frente à Orla Sebastião Miranda, na Velha Marabá. Segundo informações, o motorista do carro desceu pela rampa da Z-30 para lavar o veículo. “Ele levou o carro até um barranco de areia e não conseguiu sair porque atolou”, disse um dos moradores à equipe da TV CORREIO. Populares que acompanharam a situação – e o desespero do dono do carro – ajudaram o motorista a tirar o veículo do meio da praia, com muita dificuldade.

Infração ambiental

Leia mais:

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve sentença da 2ª Vara da Justiça Federal de Marabá que determinou, no ano de 2016, que fosse devolvido à empresa proprietária um caminhão apreendido porque estava transportando madeira irregularmente. Em concordância com os argumentos do relator, desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, o colegiado resolveu não acatar o recurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), determinando, por unanimidade, a liberação em definitivo do veículo apreendido.

Infração ambiental II

Durante o julgamento, a 6ª Turma discutiu sobre um novo entendimento referente a infrações ambientais e concluiu que veículo utilizado para transporte irregular de madeira pode ser apreendido mesmo se a prática não é reiterada. Esse entendimento, porém, só deve ser considerado a partir de 24/02/2021, quando nova jurisprudência foi validada – por isso, um recurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não foi deferido pela Turma, que determinou a liberação de um carro apreendido.

Infração ambiental III

O caso foi analisado pelo TRF1 após o Ibama apelar da decisão que havia determinado a restituição de veículo apreendido em infração ambiental. A apreensão ocorreu no Pará devido ao transporte de madeira serrada com essência, em desacordo à licença concedida pelo órgão ambiental competente. O Ibama sustentou que não houve ilegalidade ou abuso de poder na apreensão pois foi constatada infração ambiental por meio de legítima fiscalização pelo órgão, com o conhecimento do proprietário.

Caso arquivado

O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) decidiu, nesta quinta-feira, dia 13, arquivar o caso do jogador Lukinhas, do Parauapebas. O atleta foi acusado de atuar forma irregular durante a Série B do Campeonato Paraense. Segundo o presidente do TJD, Jeff Lauder, a decisão de arquivar o caso foi tomada devido ao jogador já ter cumprido a pena no início deste ano. Com isso, de acordo com o dirigente, a denúncia “perde o objeto”. Com o arquivamento do processo, a Segundinha pode voltar a ser disputada. A competição foi interrompida ainda nas oitavas de final por causa do julgamento do caso.

Marabá no Circuito Nelore

O Circuito Nelore de Qualidade chegou ao Pará no dia 14 de outubro, para a realização de avaliações de carcaças no frigorífico Friboi de Marabá. Essa, que é a 12ª etapa da edição de 2022, deve receber ao menos 500 animais, entre machos e fêmeas. Promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a iniciativa tem apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. A etapa é realizada em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB).

André Locateli, gerente executivo da ACNB, destaca que “o Pará tem grande importância para a produção de carne brasileira, que confere segurança alimentar para milhões de pessoas no Brasil e no mundo. São quase 24 milhões de cabeças no Estado, o que o torna importante produtor, ao ocupar a terceira posição no ranking de maiores rebanhos bovinos do país”.

Marabá no Circuito Nelore II

Quinta cidade com maior rebanho do estado, Marabá recebeu a oitava etapa do Circuito Nelore de Qualidade em 2021. Na ocasião, 396 machos e 147 fêmeas participaram, totalizando 543 avaliações. A cidade paraense tem papel relevante na pecuária do Estado, com rebanho de mais de 1 milhão de cabeças, sendo a quinta cidade no quesito.