A Diretoria de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), cumpriu nesta quinta-feira (13), em Belém, mandados de prisão e de busca e apreensão contra investigados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico ilícito de entorpecentes no Pará. Quatro pessoas foram presas durante a ação policial.
As investigações foram iniciadas em outubro de 2021, quando os policiais passaram a monitorar criminosos que vinham do exterior trazendo entorpecentes para o Brasil em embarcações. As diligências e os monitoramentos foram realizados nos municípios de Gurupá, na região do Marajó, e Porto de Moz, na região do Xingu, a fim de localizar os envolvidos com carregamentos de entorpecentes.
O trabalho policial apontou ainda que brasileiros e estrangeiros, principalmente peruanos, faziam parte do esquema criminoso, em que o grupo que trazia o carregamento fazia o transbordo para traficantes paraenses, para posterior distribuição interna.
Leia mais:Apreensões – Diante das informações colhidas, a Polícia Civil representou e deu cumprimento, nesta quinta-feira, às medidas cautelares expedidas pelo Poder Judiciário em desfavor de parte do núcleo criminoso. Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos dispositivos aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, além de cadernos com anotações, joias, diversos documentos e um veículo utilizado pelos acusados. Todo o material apreendido será analisado como parte do inquérito policial que apura o caso.
As diligências policiais prosseguem com o objetivo de identificar e localizar outros integrantes do grupo criminoso.
(Agência Pará)