Impossibilitado de ser realizado integralmente desde 2020 – em 2021 a procissão ocorreu em menor escala por conta da pandemia –, o Círio volta a colorir as cidades paraenses nesse ano de 2022.
Com o tema “Maria, mestra do amor” e o lema “Por isto, desde agora, me proclamarão Bem-aventurada todas as gerações”, o 18º Círio de Nazaré de Parauapebas tem sua abertura oficial marcada para esse fim de semana, com uma romaria que terá início às 8h30 desse sábado (8), e seguirá pela PA-275 com destino ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Parque dos Carajás.
A programação completa inicia-se nesse sábado e segue até o dia 22, quando ocorrerá a Procissão – principal evento do Círio. Entre os dias 8 e 21, ocorrerão missas às 19h30 em todas as comunidades antecedidas de procissões. Já entre os dias 10 e 20 desse mês será realizada a visita da Imagem Peregrina aos locais públicos e privados, além das comunidades.
Leia mais:Os demais dias terão eventos específicos:
9 de outubro – Envio das Berlindas ao Santuário da Nossa Senhora de Nazaré, às 9h.
12 de outubro – Círio das crianças: Missa na Comunidade Imaculada Conceição, no Bairro Beira-Rio, às 8h, seguindo com a Procissão para Comunidade Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
16 de outubro – Corrida do Círio: com concentração às 6h e largada às 6h30, a corrida terá largada e chegada no Santuário da Nossa Senhora de Nazaré.
20 de outubro – Apresentação do Manto, que será realizada em uma missa, às 19h30, na Comunidade Bom Jesus de Nazaré, no Bairro da Paz.
21 de outubro – Translação: A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré passará da Comunidade São Francisco de Assis, no Bairro Rio Verde, em missa que começará às 19h30, para a Comunidade São Sebastião, na Cidade Nova.
22 de outubro – Círio 2022: a Oração do Santo Terço terá início às 17h, na Comunidade São Sebastião. De lá, a Procissão seguirá até a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Parque dos Carajás I, onde uma Missa será presidida por Dom Vital Corbellini, bispo diocesano. (Clein Ferreira)