Correio de Carajás

É enganoso que o horário de votação mudou

É enganoso dizer que o horário de votação das eleições de 2022 mudou. Uma imagem que circula pelo WhatsApp afirma que houve a mudança, mas não especifica a qual localidade a alteração se refere.

Em 14 de dezembro de 2021, foi publicada a resolução nº 23.669 que unificou o período de votação em todo o país. Até 2018, o horário de votação era de 8h às 17h em todas as cidades da federação, independente de seu fuso. Agora, com a unificação, as cidades que seguem o fuso de Brasília permanecem de 8h às 17h e aquelas que estão em um eixo diferente irão se adequar ao da capital federal.

A imagem em questão trata-se de uma montagem feita com um banner informativo com a logo do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso, traz o horário da votação e logo abaixo o texto: “Informem para os seus familiares, grupos de amigos, nas redes sociais, igrejas. Muitas pessoas não sabem da mudança do horário de votação”.

Leia mais:

O Mato Grosso é um dos estados onde o horário será alterado, a imagem engana e confunde o eleitor que a recebe, pois a mudança não abrange todos os estados da federação. Sendo compartilhado no aplicativo de troca de mensagens, o potencial de viralização deste conteúdo é ilimitado, e pode levar eleitores a comparecerem nos locais de votação no horário errado.

O Tribunal Superior Eleitoral publicou na última terça-feira, 27, a informação de que pela primeira vez o horário de votação em todo o país será unificado. Nas cidades que têm como fuso o horário de Brasília, a votação irá acontecer das 8h às 17h. Nos lugares que possuem fuso diferente do da capital federal, o período de votação deve se adequar ao de Brasília.

Veja como será o horário de votação no dia 02 de outubro:

– Pará: das 8h às 17h (horário de Brasília)

– Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília).

– 11 municípios do Amazonas: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília)

[Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença]

– Outros 51 municípios do Amazonas: das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)

– Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)

– Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h (abre e fecha uma hora após em relação a Brasília)

O Correio Apura checa conteúdos suspeitos de desinformação no âmbito das Eleições Estaduais no Pará e no Tocantins, que tenham viralizado nas redes sociais. Envie conteúdo suspeito para o nosso WhatsApp (94) 99212-4484.

(Luciana Araújo)