Correio de Carajás

Oitenta novos PM vão ajudar nas eleições de Parauapebas e região

Os novos soldados começam as atividades policiais já no período eleitoral

Na tarde de ontem (27) 80 novos soldados da Polícia Militar (PM) foram apresentados durante a solenidade de conclusão da formação de praças da turma bicentenária de Independência. O evento ocorreu no quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas (23º BPM), no Bairro Rio Verde, e teve início às 17 horas.

O tenente coronel da PM, Aquino falou sobre a importância desses novos soldados para a PM local e onde eles serão alocados. O objetivo inicial, afirma, é dar suporte às operações que serão realizadas durante essa reta final do período eleitoral e, claro, nas eleições.

De acordo com o tenente, o Departamento de Educação e Cultura do Governo do Pará formou 3 mil novos soldados, que foram distribuídos por todo o Estado. O polo de Parauapebas, que inclui também Eldorado de Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás, recebeu 80 novos policiais militares, que serão distribuídos de maneira proporcional entre os municípios, considerando a “mancha criminal” de cada região. A “Capital dos Minérios” deve receber o maior contingente.

Leia mais:

Em relação às eleições, a PM deve começar seus trabalhados já às vésperas da votação, aplicando punições àqueles que desrespeitarem a “Lei Seca” se preocupando, sobretudo, com os “ânimos muito exaltados em relação a candidato ‘A’ ou ‘B’”, afirma. 170 policiais serão divididos em dois turnos, das 7h às 14h e das 14h até 21h, tendo um reforço também nos locais de apuração. Na noite de sábado (1), cerca de dez viaturas serão incrementadas para dar suporte à fiscalização.

Questionado quanto ao combate às facções criminosas, o tenente coronel vê a necessidade de um trabalho a longo prazo. Um planejamento de cursos já foi solicitado para o Departamento Geral de Cultura, que terão enfoque no patrulhamento com o uso de motocicletas que, segundo ele, é mais eficaz devido à rapidez em que podem atender situações envolvendo as facções.

O coronel Gledson, do 14º Comando de Policiamento Regional (CPR XIV) – área que compreende toda a região de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás –, foi elogioso em relação à formação dos novos soldados. Ele garantiu que a grade curricular foi bem selecionada, de forma que “a sociedade vai sentir a diferença no dia a dia”. (Clein Ferreira – com colaboração de Ronaldo Modesto)