O Grêmio reencontrará nesta terça-feira o Estudiantes, em Porto Alegre, três semanas após duelo que a equipe de La Plata venceu por 2 a 1, largando na frente na disputa por uma vaga nas quartas de final da Taça Libertadores.
Na casa do adversário, o Tricolor saiu atrás no placar depois que o atacante Francisco Apaolaza e o zagueiro Gastón Campi marcaram no primeiro tempo. Pouco antes do intervalo, a equipe comandada por Renato Gaúcho conseguiu descontar com o zagueiro Walter Kannemann.
O gol foi importante para o Grêmio, já que permite a classificação no tempo normal com vitória simples por 1 a 0 ou por dois ou mais gols de diferença. Se devolver o resultado da ida, o atual campeão levará a decisão para os pênaltis.
Leia mais:A derrota na ida cria uma situação pela qual o time gaúcho não passou no ano passado, quando ergueu o troféu continental pela terceira vez na história. Nas oitavas, o Tricolor passou fora pelo Godoy Cruz por 1 a 0; nas quartas, empatou com o Botafogo sem gols; e nas semis, bateu o Barcelona por 3 a 0.
Apenas na decisão o Grêmio fez a partida de ida na condição de mandante e derrotou o Lanús por 1 a 0. Na volta, mais uma vitória, dessa vez por 2 a 1, resultado que selou a conquista.
Para o jogo desta terça-feira em Porto Alegre, o técnico Renato Gaúcho terá de volta dois titulares que não entraram em campo em La Plata, o lateral-esquerdo Bruno Cortez e o atacante André. O primeiro é titular certo, enquanto o segundo disputa posição com Jael.
O atacante Luan, que ficou fora do treino de domingo, por causa não divulgada, foi confirmado na partida. Outro que atuará é o goleiro Marcelo Grohe, que se recuperou de lesão muscular que o afastou das atividades nos últimos dias.
O Estudiantes, por sua vez, tentará retomar uma sequência de classificações às fases eliminatórias da Libertadores, que foi quebrada com queda nos grupos, no ano passado. Antes, em seis edições, entre 2006 e 2015, o clube argentino chegou ao menos nas oitavas e, inclusive, conquistou o título em 2009.
Para o duelo na Arena do Grêmio, o técnico Leandro Benítez não contará com o volante Fernando Zuqui, que foi expulso na partida de ida. O favorito para ganhar a posição e começar atuando é o veterano Rodrigo Braña, de 39 anos, que, contudo, não treinou nos últimos dias, devido problemas musculares.
Além disso, o comandante do time de La Plata tem outros problemas, como o lateral-direito Facundo Sánchez, que sofreu entorse no tornozelo direito, e o atacante Gastón Fernández, também com problema na musculatura. O primeiro, se estiver em condições, deverá começar jogando em Porto Alegre.
A equipe que sair classificada do jogo desta terça-feira, enfrentará nas quartas de final o vencedor da série entre Atlético Nacional e Atlético Tucumán, que terá a segunda partida disputada no mesmo dia, na Colômbia. Na Argentina, os anfitriões levaram a melhor na ida por 2 a 0. (EFE)